Segundo as orientações curriculares (ME,1977, as ciências são incluídas na área do conhecimento do mundo, cujo principal objetivo é despertar o interesse pela ciência, e não propriamente o ensino de conceitos cientificos, referindo inclusive "...a área do conhecimento do mundo deverá permitir o contacto com a atitude e metodologia própria das ciências e fomentar nas crianças a atitude cientifica e experimental (p.82).
Mais recentemente a circular nº 17/DSDC/DEPEB/2007 (Gestão do currículo na educação pré-escolar), sugere a abordagem às ciências experimentais, numa perspetiva globalizante da ação educativa.
Deste modo, consideramos fundamental, criar ambientes estimulantes, para o desenvolvimento da literacia cientifica das crianças desta faixa etária. É com este intuito que fazemos as nossas experiências, e esta não fugiu à regra.
O prisma chegou de manhã pelas mãos da professora Elsa da biblioteca, o qual agradecemos. Ficamos eufóricos e queríamos experimentar.
Mais recentemente a circular nº 17/DSDC/DEPEB/2007 (Gestão do currículo na educação pré-escolar), sugere a abordagem às ciências experimentais, numa perspetiva globalizante da ação educativa.
Deste modo, consideramos fundamental, criar ambientes estimulantes, para o desenvolvimento da literacia cientifica das crianças desta faixa etária. É com este intuito que fazemos as nossas experiências, e esta não fugiu à regra.
O prisma chegou de manhã pelas mãos da professora Elsa da biblioteca, o qual agradecemos. Ficamos eufóricos e queríamos experimentar.
Primeiro, observamos no próprio prisma em contra luz, depois rodamos o prisma na janela, e a luz do sol incidia no prisma e projetava o arco-íris na parede e teto da sala.
No meio de toda esta fase experimental, houve muita interação entre pares, interajuda, entreajuda e colaboração, e muita euforia!
Esta experiência é ilustrativa, que para além do "despertar" para as ciências, formando "cidadãos cientificamente cultos", permite à criança desenvolver a sua acuidade de observação e estabelecer relações entre as observações. Podemos concluir que as crianças destas idades, perante estas situações, não ficam prisioneiras dos seus esquemas mentais, antes, conseguem evoluir desse esquema mental pré-definido, para a esfera das imagens mentais da realidade. (Brochura Despertar para a Ciência- DGDC)
2 comentários:
E nada mais há a dizer, vocês já disseram,, e fizeram, tudo o que era importante.
Parabéns pequenos cientistas triquiteiros, é bom conhecer como constroem conhecimentos tão importantes!
Beijinhos fixes para todos e bom fim de semana!
Muito obrigada Juca, pelo carinho!
Bom fim de semana.
Beijinhos Triquiteiros.
Enviar um comentário