Triquicibernautas

29/11/2013

Tanto as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, como o Currículo Nacional do Ensino Básico , enfatizam a necessidade de articulação, através da colaboração entre os docentes destes "níveis educativos". Devem-se encontrar estratégias facilitadoras através de práticas educativas entre a Educação Pré-Escolar e o 1º ano do Ensino Básico, permitindo "aprofundar temáticas comuns, estreitar laços e limar arestas diminuindo os distanciamentos existentes" (Bravo, 2010:42)
Foi o que fizemos hoje de manhã. Recebemos a visita dos meninos do 1º ano das EB Enxertos e Joaquim Pinto.
Na nossa sala, ficaram os nossos amigos do ano passado...
E mais alguns colegas da turma! Os outros (porque são muitos), foram para as outras salas, como estava previamente planificado por todos os intervenientes neste processo.
Nós já tínhamos decidido o que iríamos fazer. Primeiro, uma "Hora do Conto", que se mostrou encantadora.
O Rodrigo Caeiro "leu" a história "O Gato das Botas", deixando-nos a todos deliciados.
No nosso diário de grupo, tinha ficado também o desejo de fazermos uma experiência com os nossos amigos do 1º ano. A decisão depois de votação, caiu na experiência "Explosão de cores". Os responsáveis da atividade, foram o João, a Lara e a Margarida, que foram explicando passo a passo, o que se devia fazer.
A professora colocou o leite quente nos pratos, porque este estava a ferver e era perigoso para os meninos o fazerem. Podiam queimar-se.
Depois, cada um fez aquilo que os responsáveis foram indicando. Colocar os corantes alimentares (4 cores), no leite, meter um cotonete no copo com detergente da loiça, e colocar em cima do leite com os corantes.



E obtivemos belas explosões de cores, como esta.

Depois, de conversarmos sobre esta experiência, de percebermos porque é que isto aconteceu, foi tempo de conviver todos juntos, com um lanche e recreio no exterior.
Ainda houve tempo para fazermos uma foto conjunta...que felizes estávamos pelo reencontro!


E desta forma, fizemos de uma manhã friorenta, uma manhã cheia de sol e cor, de consolidação de aprendizagens, onde à semelhança do que diz Aniceto, 2010:72 "Os saberes atuais só têm sentido articulados com os anteriores e perspetivarem os posteriores"

1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

E assim, com momentos agradáveis de reencontros de amigos e através da realização de atividades motivadoras e com potencial para aprendizagens significativas, colocaram em prática o que deve ser a articulação curricular. Que bom que deve ter sido!

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.