Tanto as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, como o Currículo Nacional do Ensino Básico , enfatizam a necessidade de articulação, através da colaboração entre os docentes destes "níveis educativos". Devem-se encontrar estratégias facilitadoras através de práticas educativas entre a Educação Pré-Escolar e o 1º ano do Ensino Básico, permitindo "aprofundar temáticas comuns, estreitar laços e limar arestas diminuindo os distanciamentos existentes" (Bravo, 2010:42)
Foi o que fizemos hoje de manhã. Recebemos a visita dos meninos do 1º ano das EB Enxertos e Joaquim Pinto.
Na nossa sala, ficaram os nossos amigos do ano passado...
E mais alguns colegas da turma! Os outros (porque são muitos), foram para as outras salas, como estava previamente planificado por todos os intervenientes neste processo.
Nós já tínhamos decidido o que iríamos fazer. Primeiro, uma "Hora do Conto", que se mostrou encantadora.
O Rodrigo Caeiro "leu" a história "O Gato das Botas", deixando-nos a todos deliciados.
No nosso diário de grupo, tinha ficado também o desejo de fazermos uma experiência com os nossos amigos do 1º ano. A decisão depois de votação, caiu na experiência "Explosão de cores". Os responsáveis da atividade, foram o João, a Lara e a Margarida, que foram explicando passo a passo, o que se devia fazer.
A professora colocou o leite quente nos pratos, porque este estava a ferver e era perigoso para os meninos o fazerem. Podiam queimar-se.
Depois, cada um fez aquilo que os responsáveis foram indicando. Colocar os corantes alimentares (4 cores), no leite, meter um cotonete no copo com detergente da loiça, e colocar em cima do leite com os corantes.
E obtivemos belas explosões de cores, como esta.
Depois, de conversarmos sobre esta experiência, de percebermos porque é que isto aconteceu, foi tempo de conviver todos juntos, com um lanche e recreio no exterior.
Ainda houve tempo para fazermos uma foto conjunta...que felizes estávamos pelo reencontro!
E desta forma, fizemos de uma manhã friorenta, uma manhã cheia de sol e cor, de consolidação de aprendizagens, onde à semelhança do que diz Aniceto, 2010:72 "Os saberes atuais só têm sentido articulados com os anteriores e perspetivarem os posteriores"
1 comentários:
E assim, com momentos agradáveis de reencontros de amigos e através da realização de atividades motivadoras e com potencial para aprendizagens significativas, colocaram em prática o que deve ser a articulação curricular. Que bom que deve ter sido!
Enviar um comentário