O envolvimento das famílias é de grande importância em educação de infância, em particular para o desenvolvimento de projetos em sala de atividades, constituindo um recurso valioso.
Desta forma, hoje tivemos a visita das mães do Gabriel e da Helena. É o chamado "dois em um". São as duas professoras, e articularam nas atividades que nos trouxeram.
Como sabiam do nosso grande interesse pelas experiências, e pela profissão de cientista (estamos sempre a cantar a canção - "Sou cientista") a mãe da Helena, a professora Patrícia, trouxe-nos uma mascote para a área das ciências. Um cientista, feito por ela com massa de biscuit, e que trazia numa das mãos, uma paleta com as cores do arco-íris.
Depois de cantarmos as músicas "Quero subir ao arco-íris" e "Sou cientista", achamos por bem dar um nome à nossa mascote. As sugestões foram estas:
Procedeu-se à votação, e surpresa das surpresas...houve 13 Triquiteiros que se abstiveram. Este resultado, é muito interessante de analisar. É que abster-se, também é um direito em democracia. E nós somos uma sala democrática.
Assim, a nossa mascote passa a chamar-se Viriato, e foi colocada na área das ciências, bem ali ao pé do Globo.
Mas, a professora Patrícia, ainda nos esteve a explicar, como fez o "Viriato". Ensinou-nos a moldar, a trabalhar com massa de biscuit, apelando aos sentidos do tacto e olfato.
Explicou como devíamos enrolar, deu-nos conselhos, e ficamos a saber que se moldarmos muito rapidamente esta massa, não precisa de cola, secando naturalmente.
Num instantinho, havia em cima da mesa, várias ideias para modelagem. Estivemos muito atentos, e percebemos muito bem todo este processo. Ficamos com muita vontade de experimentar sozinhos.
No final de toda esta atividade, por incrivel que pareça, não estávamos cansados. Queríamos saber qual era a surpresa da mãe do Gabriel, Professora Sílvia de Inglês.
A Professora Sílvia trouxe-nos três cores. Mas, não falava em Português. Falava em Inglês. Pediu três meninos voluntários para mostrar as cores.
O João mostrou o "yellow", a Inês mostrou o "green" e o Gabriel o "red". A professora dizia o nome das cores em Inglês, e nós repetíamos.
De seguida, fomos todos para a sala da componente socioeducativa, para vermos uma experiência com estas três cores.
Leva água e açúcar, que se mistura muito bem.
Depois deita-se corantes alimentares.
Com muito cuidado...
No final, junta-se as três cores no mesmo copo, e as cores não se misturam.
A conclusão a que chegamos, é que o açúcar, não deixou que as cores de misturassem. Convém referir que toda a explicação da experiência foi feita em inglês, mas nós percebemos, basta ouvir os nossos comentários.
Depois desta experiência partimos para outra. Agora, em pequenos grupos metemos mesmo as mãos na massa, quer dizer, na experiência, e sempre com explicações em Inglês.
Querem ver e ouvir? Vamos lá. Desta forma ficam todos a entender, mesmo sendo em Inglês. Nós também percebemos.
Esta experiência (bem como a outra), alia a língua inglesa às ciências. Como já podemos verificar pelo vídeo, no final da experiência, obtivemos lindas explosões de cores.
Concluindo, foi sem sombra de duvida uma manhã mágica. A nossa professora acha que, a relação da escola-família é de extrema importância para o nosso desenvolvimento. Cabe assim à escola, preparar-se para possibilitar que esta relação se torne realmente produtiva.
É importante ressaltar que a família e a escola são ambientes de desenvolvimento e aprendizagem humana que podem funcionar como propulsores ou inibidores dele. Mas, se essa relação for boa...temos ótimos resultados.
Muito obrigadas Mãe Patrícia e Mãe Sílvia!!!
1 comentários:
What a FUNtastic morning!
Têm muita sorte em ter uma educadora que acredita na importância da colaboração com as famílias e também em terem pais que correspondem desta forma!
Congratulations, amazing...
Enviar um comentário