Triquicibernautas

24/01/2014

Depois das experiências com sal e água, que nos levaram à construção dos nossos bonecos de neve, hoje estivemos a explorar uma história que nos fala do inverno e da neve, e do "Branquinho", um boneco de neve que queria ir para a escola. No final, a história deixa-nos um desafio: "Porque é que o boneco de neve não podia ir para a escola".
Conforme íamos ouvindo a história e visualizando as imagens, íamos dando "sugestões" ao "Branquinho".
- Como é ele quer ir para a escola de noite? De noite não há escola.
- E de noite não se vai sozinho. Vai-se com os pais. Eu vou tomar um cafezinho com os meus pais. 
- O Branquinho é grande, gordo e barrigudo. Como é que ele vai, se não cabe no autocarro?
- Não consegue andar, porque não tem pernas.
- Mas pode saltar...vai aos pulinhos.
- Se fosse para a escola, não conseguia escrever porque não tem braços.
- Mas escrevia com a boca. como um menino que eu vi na internet. Parecia difícil, mas ele conseguia.
- É...e como se sentava? Fica sempre de pé? Ele é muito pesado, e as cadeiras não são feitas de tijolos.
- Acho que o Branquinho, tinha que emagrecer. Se calhar fazer dieta, como tu professora. Devia beber muita água, assim uma garrafa igual à tua. Depois já cabia no autocarro, e já se podia sentar na cadeira.
- Mas se bebesse muita água como a professora, o Branquinho derretia. Ele é feito de neve, e a água faz derreter.
- Só se ele beber água morna com sal...fica neve outra vez.
Penso que não preciso de dizer mais nada. Este diálogo demonstra de forma muito vincada, algumas das aprendizagens, que vamos fazendo por aqui!
Por fim, e como na história o "Branquinho", continua sem saber porque é que não pode ir para a escola, nós chegamos à conclusão:
- Só podem ir para a escola os bonecos de neve feitos nas experiências, como os nossos.



E por falar em experiências. Lembram-se de termos metido este boneco de neve no congelador?
Hoje fomos lá retirá-lo, e estivemos a verificar que ele tinha gelado e estava muito mais pesado que ontem.
 Entretanto, colocámo-lo à janela, e fomos verificando ao longo do dia as suas alterações. Parece que começa a derreter.

Deixamos fica à janela, e segunda-feira, vamos ver o que é que aconteceu durante o fim de semana. 

Voltando à história de hoje, decidimos fazer o "Mapa da História" da mesma. O "Mapa da História" funciona como ficha de leitura da história. 
Este instrumento permite à criança conhecer os elementos de uma história: Título; Escritor; Cenários; Acontecimentos e Final da história.
Desta vez fizemos um registo individual elaborado pela nossa professora, e em principio só iam fazer os Trqiuiteiros mais velhos, mas a atividade tornou-se contagiante também para alguns de nós mais novos.

Aqui fica um exemplo de um mapa da história feita por uma criança com quase seis anos, e um outro de uma de quatro anos.

Fica aqui a história que tanto gostamos de explorar! Obrigada professora Juca, por mais uma partilha.




1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Mais uma vez atividades integradoras que potenciam aprendizagens transversais e significativas para as crianças. É nisto que eu acredito!
Ainda bem que a PRÉ História "deu uma mãozinha" é mesmo para isso que as faço e partilho e gosto tanto de ver o que fazem com elas!
Continuamos em sintonia, mais seria impossível... para a semana a saga da água e da neve vai continuar na Sala Fixe... e por aí, já planearam como vai ser?

Beijinhos fixes e bom fim de semana!

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.