Ao longo de vários dias fomos construindo as nossas
coroas, como se numa "oficina de trabalhos manuais" estivéssemos, para a atividade
de "Cantar de Janeiras", que se vai realizar durante esta
semana.
Visualizamos vários modelos de coroas e cada um de nós
escolheu a que mais gostava. Até porque cada um é ser único, com vontades e
gostos próprios. De seguida partimos para a ação... e toca a cortar...a picotar…a
pintar…a colar, a fazer dobragens, a trabalhar a pares e em grupo. É que já
estamos a ficar crescidos!
Com esta "oficina", pretendeu-se dar um sentido de valor acrescido da
participação da criança na sua aprendizagem, favorecendo processos de
metacognição, já que a criança se vai apercebendo do que é capaz ou não de
fazer... "Já consigo cortar ou não", "Pinto sozinha (o)";
“Escolho como quero fazer…que cores; Com que materiais”, etc. Como
diz (Parente, 2004, p .61) desta forma a criança, envolve-se
com a sua “própria história pessoal de aprendizagem”. Ao mesmo tempo, quando se
envolve a criança como construtura do seu próprio conhecimento e aprendizagem, está a ser-lhe
incutido o sentido de reflexão, autoanálise e autoavaliação.
Foram ainda trabalhados, entre outros, conceitos matemáticos como as cores,
as formas geométricas, a contagem, a noção de "maior" e
"menor", o sentido do número, a seriação, etc. O que interessa aqui são os
processos de aprendizagem e não o produto final, como podem verificar nos exemplos (em foto) que aqui deixamos:
A cortar...
A picotar...
A colar...
A pintar...
Trabalho a pares...
Dobragem com jornal...(o Rodrigo foi o único a escolher esta coroa)
Que ficou assim!
Algumas coroas já terminadas, e já nas nossas cabeças.
Amanhã tiramos todos uma foto conjunta ( hoje ainda ficaram coroas a secar), mas já temos quase tudo pronto para cantar as Janeiras na quinta-feira à noite às famílias e amigos que nos queiram ouvir, e na sexta-feira à restante comunidade educativa!
Nota: Algumas fotos ficaram desfocadas, pelo que há Triquiteiros que infelizmente não têm foto desta atividade.
0 comentários:
Enviar um comentário