" Aí vem o S. Martinho
A cavalo num burrinho
O cavalo é de ferro
A cavalo num martelo
O martelo é de sola
A cavalo numa bola
A bola é de ouro
A cavalo num touro
O touro é bravo
Pica-lhe a pulga debaixo do rabo"
E ainda assim, através da voz de uma colega, A Educadora Alda dos miminhosecarinhos.blogspot.pt/
a quem agradeço a partilha.
Para continuar, o S. Martinho apareceu também sob a forma de lenda... A professora contou-a...
Mas, resumiu-a mais ou menos assim... para entenderem melhor!
"S. Martinho era um grande cavaleiro. Certo dia, ia ele a caminho de França, quando uma tempestade apareceu. Montado no seu cavalo, viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão gelada a pedir ajuda.
S. Martinho não hesitou: parou o cavalo, poisou a sua mão carinhosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou ao meio a sua capa vermelha - militar, dando metade ao mendigo.
E, apesar de mal agasalhado e de chover torrencialmente, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade.
Mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de estio inundou a terra de luz e calor.
Diz-se, que a partir dessa altura, todos os anos na mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a benção de um sol quente e miraculoso. É para não esquecermos o ato de bondade do santo."
E, é neste dia que se costuma celebrar o dia de S.Martinho com o magusto. Com castanhas e vinho, como disse o Hugo. No caso dos Triquiteiros será mais com castanhas e suminho. Para tal, aprenderam também hoje uma canção relacionada com o tema, acompanhada pelo cavaquinho da Professora Sandra, que até já está mais ou menos assimilada. Ora ouçam...
O "engraçado" da situação é que a professora Rosa Maria tinha por acaso o cavaquinho dela na mala do carro, e trouxe-o para a sala, dando oportunidade aos Triquiteiros de explorarem melhor este instrumento musical. Obtivemos preciosidades como estas (está prometido que amanhã continuam).
Pode-se dizer que o S. Martinho chegou em força à sala da turma A.
3 comentários:
Fiquei muito contente em saber que os triquineiros gostaram da minha canção. Daqui dos Açores vai um grande beijinho para eles.
Alda
Os Triquiteiros gostaram não só da tua canção, como da tua visita, e enviam-te um beijo enorme...Dizem que tens uma voz linda e fininha. Volta sempre, e partilha mais músicas tuas. Obrigada
eu pode observar um pouco dentro da sala eles a cantar,adorei ver a felicidade deles .estão um artistas bjs.
Enviar um comentário