Já há algum tempo que os Triquiteiros marcam as presenças e contam as faltas. Sabem que são 25 na sala, mas não tinham ainda contabilizado o número de meninas e meninos. Também não sabiam quem tinha 3, 4 e 5 anos. Para compreendermos melhor estes conceitos, (quantos somos; quem somos; quantos anos temos), fizemos jogos simples de matemática.
Em grande grupo explorou-se o quantos somos ...
Meninas (13)
Meninos (12)
E o quantos anos temos. Verificamos que havia 9 crianças de 3 anos que identificamos num conjunto de Botões Azuis.
Que havia 12 crianças de 4 anos, que agrupamos num conjunto de Botões Amarelos.
E que havia ainda um grupo de 4 crianças com 5 anos que decidimos identificar com Botões Vermelhos.
Através deste jogo, foram trabalhados vários conceitos matemáticos, como por exemplo: a noção do número, da côr; do conjunto; do género (feminino e masculino).
Posteriormente em pequeno grupo, decidimos registar estes conceitos com a foto de cada um.
Assim, num conjunto azul ficaram os meninos, e num conjunto rosa ficaram as meninas.
Já o registo das idades, foi feito também com a foto de cada um, mas em gráfico de barras, com a respetiva leitura de dados.
E, desta forma, foi trabalhado de uma forma simples a organização e análise de dados...
Que o João, a Lara Maria e a Margarida, tão bem comunicaram aos colegas!
0 comentários:
Enviar um comentário