Triquicibernautas

26/11/2012

Uma das funções  do jardim de infância na aprendizagem da linguagem escrita é o de promover o envolvimento precoce das crianças com a escrita. Isto não significa que estejamos a "ensinar a ler e a escrever", mas sim a fomentar a  linguagem escrita em contexto de sala de pré escolar. As crianças devem poder explorar, experimentar, compreender e descobrir as características e utilização da escrita, que por sua vez leva à leitura.
Os ambientes de aprendizagem que as crianças em idade de pré-escolar frequentam deverão ser ricos em oportunidades de escrita (estimulantes), para que estas se apropriem das características e convenções da mesma.
Por outro lado, o professor deverá ter uma intencionalidade subjacente nas atividades que proporciona. É o que acontece com o registo da noticia de fim de semana...sempre à segunda-feira, ou caso a criança falte, no dia seguinte.


Vejam bem, como os Triquiteiros já "escrevem" em grande!


















Como dizem as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (p. 65) " Não há hoje em dia crianças que não contactem com o código escrito e que por isso, ao entrar para a Educação Pré-escolae não tenha já algumas ideias sobre a escrita.
Pretende-se acentuar a importância de tirar patrido do que a criança já sabe, permitindo-lhe contactar com as diferentes funções do código escrito. Não se trata de uma introdução formal e clássica à leitura e escrita, mas de facilitar a emergência da linguagem escrita"

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