Triquicibernautas

08/10/2012

Como o dia da alimentação se aproxima decidi trazer a história do Nabo Gigante para ser trabalhada na sala dos Triquiteiros, em jeito de História da Quinzena.



Hoje, contei a história e como esta tem muitas personagens, todo o grupo entrou no conto. Uns foram os gansos, outros as galinhas etc. Até o reconto já fizeram e ficou assim:

"Há muito tempo atrás, viviam numa casa velha e torta, uma velhinha e um velhinho.
Tinham seis canários amarelos, cinco patos brancos, quatro galinhas sarapintadas, três gatos pretos, dois porcos barrigudos e uma grande vaca castanha.
Num dia de Primavera, foram para a horta semear ervilhas, feijões, cenouras, batatas e nabos.
Nessa noite choveu muito, e os velhinhos ficaram contentes, porque a chuva ia fazer crescer os legumes.
A Primavera e o verão passaram, e os legumes estavam maduros. O velhinho e a velhinha foram colhê-los e no fim encontraram um nabo gigante.
Numa manhã de Setembro o velhinho foi para a horta para colher o nabo gigante, mas o velhinho puxou, sacudiu, puxou com toda a força e o nabo não se mexeu.
O velhinho foi à procura da velhinha e puxaram, sacudiram e puxaram com toda a força, mas o nabo não se mexeu.
Então, a velhinha foi buscar a grande vaca castanha, puxaram, sacudiram, puxaram ainda com mais força, e o nabo não se mexeu.
Então, o velhinho foi buscar os dois porcos barrigudos, e todos puxaram, sacudiram e puxaram com mais força, mas o nabo não se mexia.
Então, a velhinha foi buscar os três gatos pretos, e juntamente com o velhinho, a grande vaca castanha, e os dois porcos barrigudos puxaram, sacudiram e puxaram com toda a força, mas o nabo continuava a não se mexer.
Então, um dos gatos abanou a cauda e foi buscar as quatro galinhas sarapintadas.
E todos puxaram, sacudiram e puxaram com mais força, mas o nabo não se mexia.
Então, uma das galinhas sacudiu as penas e foi buscar os cinco gansos brancos e, em conjunto puxaram, sacudiram e puxaram com toda a força, mas o nabo continuava a não se mexer.
Então, um dos patos esticou o pescoço e foi buscar os seis canários amarelos, e todos em conjunto puxaram, sacudiram e puxaram com mais força. MAS O NABO CONTINUAVA A NÃO SE MEXER.
O Velhinho coçou a cabeça.
Os animais deitaram-se no chão cansadíssimos.
A velhinha teve uma ideia.
A velhinha foi até à cozinha e pôs um pedaço de queijo na ratoeira. Veio um ratinho esfomeado, e a velhinha apanhou-o e levou-o lá para fora.
O velhinho, a velhinha, os dois porcos barrigudos, os três gatos pretos, as quatro galinhas sarapintadas, os cinco gansos brancos, os seis canários amarelos e o ratinho esfomeado puxaram, içaram e sacudiram e puxaram com mais força, e POP!
O nabo gigante saiu a voar e todos caíram na terra, uns por cima dos outros. E riram.
Naquela noite, os velhinhos fizeram uma enorme panela de sopa de nabo.
Todos comeram até se fartarem. E sabem uma coisa?
O ratinho foi o que comeu mais."

Deixo aqui a história para que possam ler em casa com os pais. Boas leituras!

Entretanto, iremos trabalhar esta história dentro das várias áreas de conteúdo do pré-escolar.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.