O quadro das tarefas é um instrumento de gestão do quotidiano do Jardim de Infância, que tem uma intenção educativa adequado ao grupo, como estratégia
para desenvolver a interajuda/cooperação; a responsabilidade e a partilha de
tarefas necessárias à dinâmica da sala. É assim, uma expressão de construção de conhecimento social e de iniciação à democracia.
Decidimos em grande grupo manter o quadro que já vinha do ano anterior, (até porque 13 crianças transitam do ano transacto), mas que era necessário dar-lhe uma roupagem nova para que os Triquiteiros mais recentes o pudessem entender melhor. Assim, em reunião de pequeno grupo (só os o do ano anterior - faltava apenas a Margarida), analisaram o quadro do ano passado, e concluíram:
Que, se em vez das imagens (que o ano passado tinham encontrado na net) que correspondiam às tarefas a realizar, colocassem fotografias deles em ação dessas mesmas tarefas na sala, seria mais fácil para os amigos mais novos entenderem o mapa. E, foi o que se fez. Depois das fotos tiradas escolheram as que iriam figurar no quadro das tarefas, como por exemplo esta:
Responsável, por marcar as faltas, verificar as
presenças;pelo quadro do tempo; dos dias do mês, etc.
|
Assim, como crianças ativas e participativas, ajudaram-se mutuamente na construção deste instrumento de gestão partilhada.
Mais tarde, quando este estava pronto, comunicaram ao grande grupo, o que tinham e como o tinham feito, e para que servia (isto para os novos, que ainda não o conheciam).
Mais tarde, quando este estava pronto, comunicaram ao grande grupo, o que tinham e como o tinham feito, e para que servia (isto para os novos, que ainda não o conheciam).
A criação do quadro das tarefas levou a que fosse necessário a chegada à sala dos "padrinhos/madrinhas e afilhados(as)", para que a distribuição de responsabilidade nas tarefas fosse feita a pares. Ambos são responsáveis pelo outro, mas mais o mais velho pelo mais mais novo. São responsáveis num sentido de responsabilidade efectiva , ajudando-se mutuamente na
respectiva tarefa. É mais uma aquisição de norma democrática, já que houve uma
negociação cooperada/conjunta, pois o padrinho ou madrinha ao escolher o
afilhado(a), precisou que o mais novo desse o seu aval.
E cá estão: (só falta a foto da Lara Filipe/Ana Margarida - temos de fazer outra...coisas que acontecem.)
A Lara Maria é madrinha de dois Triquiteiros (a Joana e o Afonso)...e que bem que ela sabe ser responsável |
E cá está a foto que faltava... A Lara Filipe com a afilhada Ana Margarida!
Desta forma, nesta semana que passou já foi possível distribuir as tarefas pelos respetivos responsáveis e o quadro das tarefas ficou assim.
Todas as semanas, à segunda-feira, mudam-se rotativamente os responsáveis por cada tarefa, num processo democrático de partilha, numa verdadeira aprendizagem cooperada.
0 comentários:
Enviar um comentário