Numa pedagogia construtivista, ativa e participativa é essencial construir com as crianças os seus direitos e os seus deveres. É preciso partilhar esse processo de adulto-criança. Fazer as regras com a criança e não para a criança, é um processo mais demorado, mas bem mais duradouro, onde surgem situações de verdadeira aprendizagem participativa. Formosinho, J. (2011) afirma que "Vale a pena perder tempo...é que a pressa das aprendizagens transmissivas transforma-se em esquecimento precoce".
Num espaço sala de atividades, as situações de conflitos interpessoais entre as crianças, estas têm de perceber que embora tenham direito ao conflito, necessitam de aprender a identificar esses problemas e a resolvê-los. A criação colaborada das regras da sala é uma estratégia preventiva desses conflitos e estas (as regras), assumem-se como normas de funcionamento da sala.
O dia-a dia dos Triquiteiros, levou-os a conversar, debater e a refletir sobre a forma como se comportavam na escola, quais eram as suas atitudes e se estavam ou não corretas.
A leitura de várias imagens que lhes levei também ajudou neste debate e reflexão. Foram algumas dessas imagens as escolhidas para colorir e afixar numa das paredes da sala (para já), que irão tentar cumprir.
Então, para já as normas de funcionamento da sala dos Triquiteiros (sempre pelo reforço na positiva), são estas:
1 - Quando chegar de manhã dizer sempre Bom Dia.2- Colocar os casacos e mochilas nos cabides.
3 - Ouvir atentamente os colegas e saber esperar pela nossa vez (pôr o dedo no ar quando queremos falar - e respeitar o outro).
4 - Manter a sala limpa e arrumada.
5 - Partilhar os brinquedos e brincar com os amigos... sem brigas.
6 - Arrumar as áreas depois de trabalhar.
7 - Dizer as palavras mágicas "Obrigada (o), Por favor e Desculpa".
8 - Lavar sempre as mãos depois de qualquer atividade.
9 - À mesa usar os talheres e o copo corretamente.
10 - Ao fim do dia, sentir-me feliz e dizer: valeu a pena ter-me portado bem. Até amanhã"
Entretanto, conforme o que já tinha falado num post anterior...aqui: http://jisjoaosalaa.blogspot.pt/2012/09/maos-que-ajudam.html
decidimos fazer uma experiência. Tiramos uma foto aos olhos do Hugo...
,
Aos ouvidos do Rodrigo Portas...
Ás mãos da Margarida...
À boca da Ana João...
Aos pés do João Pedro...
Depois, passou-se as imagens para o papel. Cortaram...
Colaram numa cartolina...
E escreveram as respetivas frases( que já eram constantemente referidas na sala)
E deu este lindo Mural que faz companhia às regras da sala.
Agora, é só cumprir!!! As responsabilidades também ajudarão. Padrinhos e madrinhas, afilhados e afilhadas estão quase a chegar!
0 comentários:
Enviar um comentário