Triquicibernautas

25/03/2014

Como já tínhamos referido ontem, andamos a conversar e a assimilar novos conhecimentos, mais concretamente sobre as plantas e as árvores.
Hoje falamos sobre o processo da FOTOSSÍNTESE, que de uma forma muito simples, pode ser dito desta forma: As plantas necessitam de água, do ar (dióxido de carbono) e da luz. Estes três elementos, produzem juntos a glicose, um açúcar muito importante, e que vai dar a energia que a planta necessita para viver.
Então visualizamos este pequeno vídeo e tentamos perceber pelas imagens, como é que tudo isto se processa.


As conversas giraram em torno deste processo, e uma das questões levantadas por nós foi: Então a planta se não tiver luz, ou se tiver pouca luz, não faz a fotossíntese?
Então decidimos pegar numa planta pequena, e colocar num lugar com muita luz, mas tapada por uma caixa, com um pequeno buraco no meio.



Daqui a uma semana, vamos ver o que aconteceu à planta! Embora, haja já uma possível explicação para o que vai acontecer: A planta vai morrer! Aguardamos para fazer as devidas conclusões.

Outra das questões levantada nestas conversas foi a de: Se as plantas não têm nariz, como é que respiram,? A nossa professora propôs fazermos mais uma experiência. Primeiro falamos sobre o ar que nós respiramos, e como é que sentimos que estamos a respirar.
- Porque estamos vivos. Temos oxigénio.
- Porque o coração bate.
- No carro, os vidros ficam embaciados.
- No espelho da casa de banho também fica embaciado quando tomamos banho. Isso é por causa do ar que respiramos e da água quente do banho. Isto é porque estamos vivos.
- As plantas também  precisam do ar.
Então voltamos ao vídeo inicial da FOTOSSÍNTESE, e visualizamos que tal como nós as plantas respiram quer de dia, quer de noite, através do AR.
Mas para percebermos melhor, vamos agora à experiência:



Colocamos uma parte desta planta dentro de um saco plástico. Daqui a uns dias vamos verificar se no saco se formaram ou não gotinhas de água. Se tal tiver acontecido, é sinal de que houve respiração, e "tal como nós quando tomamos banho, o saco vai ficar embaciado". Esta é uma das hipóteses já levantadas por nós, mas vamos aguardar pela conclusão desta experiência para tiramos as devidas conclusões, pois, tal como diz na Brochura da DGDIC " Despertar para as Ciências" (2009), é durante as observações que a criança "realiza nas acções que desenvolve, acompanhada ou autonomamente, que começa a formar as suas próprias ideias sobre os fenómenos que a rodeiam, sejam eles naturais ou induzidos."

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