A primavera tinha chegado no dia anterior, mas parecia um pouco tímida. É que o dia 21 de março, dia da floresta e da árvore, amanheceu cinzento e a ameaçar chuva.
Tínhamos combinado no dia anterior, e no seguimento da atividade já realizada, ir a um hipermercado comprar uma pequena árvore, para depois a plantar no nosso jardim. E foi o que fizemos, embora a chuva começasse a espreitar por entre as nuvens.
No hipermercado optamos por um limoeiro.
No regresso ainda tivemos tempo (sem chuva) de observar a natureza que nos rodeava.
Já na escola, (agora a chuva começava a cair), o Rodrigo quis explicar aos amigos quais as partes que compunham esta árvore - raízes, tronco, ramos, folhas e frutos.
Coube aos nossos amigos mais novos a tarefa de plantar o limoeiro, bem encostadinho ao muro do nosso jardim. Talvez assim ele cresça bastante.
Mas, todos nós demos uma ajudinha.
Mais tarde estivemos a conversar sobre a importância da árvore, dos seus componentes, da necessidade de proteger a natureza, e da primavera.
E também em dia da poesia, esta aconteceu de forma bem contida nesta conversa:
"No inverno tudo está despido, na primavera tudo volta a nascer...parece o nascimento dos bebés. Andam nove meses na barriga das mães e depois nascem. Ficam com vida." (Margarida)
"As árvores e a natureza são como as mães...dão vida." (João)
"Os bebés são vida...então são primavera." (Ana)
"As árvores são a vida." (Maria)
Então a nossa professora levou-nos a conhecer a "Árvore da Vida" de Gustav Klimt. Porque será? E quem é Gustav Klimt? Depois revelamos.
Bom fim de semana!!!
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