A nossa história da semana chama-se "Papá, por favor apanha-me a Lua" criada por Eric Carle, e que nos fala de uma "aspiração impossível" da Mónica. Ela quer a todo o custo chegar à lua. Como não consegue, pede ajuda ao pai.
Entre o real e o imaginário, o pai vai buscar uma enorme escada que coloca numa montanha muito alta, e consegue chegar à lua. No entanto, esta é muito grande (muito cheia), muito pesada, e só quando esta começa a diminuir de volume e decresce, transformando-se em quarto minguante é que o pai da Mónica desce com ela, para a colocar nas mãos da menina. A Mónica dança, brinca e ri com a lua, até que a lua transformada em lua nova, desaparece para voltar a nascer de novo, como um "fino fio de prata".
Além de ter-mos relembrado as fases da lua, neste livro com belíssimas ilustrações, falamos dos "adjetivos" do pai da Mónica, não havendo qualquer dúvida para nós de que este é um pai-herói, que consegue alcançar algo tão longínquo como a lua.
E quais são os adjetivos dos nossos pais?
Ora, são amigos, fortes, altos, baixos, trabalhadores, bonitos, elegantes, e alguns são tão heróis como o pai da Mónica, pois também conseguem coisas impossíveis. É claro que cada pai é como cada qual, diferentes mas são só nossos. Tanto são só nossos, que adoramos cantar esta canção da nossa amiga, a professora Alda, desta vez acompanhada pela sua filha Alice!
)
Também gostamos muito dos nossos pais, e de cantar esta canção, que é muito animada (embora esta seja maior e um pouco mais difícil...mas estamos quase, quase a cantá-la toda)
)
E tem sido ao som destas duas melodias, e no exterior (quando o sol não está tão forte), que temos dado largas à nossa criatividade e imaginação na produção do presente para os nossos pais.
Não podemos ainda revelar o que andamos a fazer (como é lógico), mas deixamos um "cheirinho" do que andamos a fazer.
E assim vamos andando, a preparar a festa em que iremos homenagear os nossos pais, no dia anterior à data do calendário, já que o dia 19 de março é feriado em Vizela.
0 comentários:
Enviar um comentário