Triquicibernautas

14/03/2014

A educação de infância é a primeira etapa da educação básica , tendo como objetivo principal o desenvolvimento integral da criança.
Nesse desenvolvimento integral, deve ser considerado a convivência com o meio ambiente, em momentos de ação, ora estruturados, ora espontâneos/livres, de forma a contribuir para o enriquecimento de conteúdos básicos da constituição de conhecimentos e valores.
Segundo Korpela e Tuan (ELALI, 2003), a criança tem necessidades bem definidas de ter contacto com o meio ambiente, com o exterior, e essa necessidade aumenta conforme a criança é menor, neste caso, em idade de educação de infância. Assim, e segundo estes autores, a criança ao trabalhar na terra (horta), ao plantar, assiste à planta a crescer, e ao colhê-la, pode compreender os mecanismos da natureza, reconhecer-se como parte dela e questionar a sua própria participação em termos ecológicos.
Além destes autores, Fritjof Capra (2008) refere que a horta é como uma "sala de aula", pois nesse espaço as crianças estão ligadas “aos fundamentos básicos da comida – na realidade, com a essência da vida – ao mesmo tempo em que integra e enriquece praticamente todas as atividades escolares” (p. 14-15).
Este autor explana nos seus estudos que a horta, quando faz parte do desenvolvimento de conhecimentos da criança, proporciona-lhe (a)preender sobre os ciclos alimentares e a sua integração com outros ciclos, como o ciclo do plantar, cultivar, colher, compostar e reciclar. E, desta forma se descobre que estes ciclos fazem parte de outros ciclos maiores, como o da água, das estações do ano, etc.
É isso que vamos tentar fazer. A nossa horta precisava de ser novamente tratada...cultivada. A chuva intensa que caiu nos últimos meses, bem como o frio que se fez sentir, não deixaram o milho(que lá estava) crescer, antes pelo contrário, fizeram com que este ficasse destruído.
Convidamos um avô, (avô do Gabriel - avô Miguel) que costuma trabalhar a terra, para connosco cultivar a nossa horta.

Na quinta-feira de tarde, deitamos mãos à horta, em parceria com os amigos da sala C, plantamos e semeamos para depois colher, e comer os nossos próprios legumes. Da couve à alface, passando pela tronchuda, couve roxa, feijão, salsa e milho, a nossa horta vai de certeza ficar um primor.
Começamos por a preparar...cavar...com a ajuda do "Avô Miguel".



Plantamos...



E semeamos ...


                        
Juntamente com os amigos da sala C


E ficamos com uma bonita horta orgânica. Agora, só aguardamos o crescimento dos nossos legumes.


"OBRIGADOS" Avô Miguel!


Os "ensinamentos" que tiramos do contacto com este avô, podem parecer complexos para crianças de tenra idade como nós, mas o encantamento com a possibilidade de plantar e cultivar, e ainda de termos à posteriori a oportunidade de comer o que produzimos, torna fácil a compreensão de tão complexos ensinamentos.

1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

A vossa horta é muito fixe, bem encaixadinha nesses canteiros, que bonita que ela está! E o avô Miguel, tal como os avós dos nossos fixes, deu uma grande ajuda, não foi? É tão bom ter avós assim ;-)
Vamos lá ver quem vai colher primeiro os legumes par o almoço... os triquiteiros ou os fixes, hem? As hortas até foram feitas no mesmo dia!

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.