A educação de infância é a primeira etapa da educação básica , tendo como objetivo principal o desenvolvimento integral da criança.
Nesse desenvolvimento integral, deve ser considerado a convivência com o meio ambiente, em momentos de ação, ora estruturados, ora espontâneos/livres, de forma a contribuir para o enriquecimento de conteúdos básicos da constituição de conhecimentos e valores.
Segundo Korpela e Tuan (ELALI, 2003), a criança tem necessidades bem definidas de ter contacto com o meio ambiente, com o exterior, e essa necessidade aumenta conforme a criança é menor, neste caso, em idade de educação de infância. Assim, e segundo estes autores, a criança ao trabalhar na terra (horta), ao plantar, assiste à planta a crescer, e ao colhê-la, pode compreender os mecanismos da natureza, reconhecer-se como parte dela e questionar a sua própria participação em termos ecológicos.
Além destes autores, Fritjof Capra (2008) refere que a horta é como uma "sala de aula", pois nesse espaço as crianças estão ligadas “aos fundamentos básicos da comida – na realidade, com a essência da vida – ao mesmo tempo em que integra e enriquece praticamente todas as atividades escolares” (p. 14-15).
Este autor explana nos seus estudos que a horta, quando faz parte do desenvolvimento de conhecimentos da criança, proporciona-lhe (a)preender sobre os ciclos alimentares e a sua integração com outros ciclos, como o ciclo do plantar, cultivar, colher, compostar e reciclar. E, desta forma se descobre que estes ciclos fazem parte de outros ciclos maiores, como o da água, das estações do ano, etc.
É isso que vamos tentar fazer. A nossa horta precisava de ser novamente tratada...cultivada. A chuva intensa que caiu nos últimos meses, bem como o frio que se fez sentir, não deixaram o milho(que lá estava) crescer, antes pelo contrário, fizeram com que este ficasse destruído.
Convidamos um avô, (avô do Gabriel - avô Miguel) que costuma trabalhar a terra, para connosco cultivar a nossa horta.
Na quinta-feira de tarde, deitamos mãos à horta, em parceria com os amigos da sala C, plantamos e semeamos para depois colher, e comer os nossos próprios legumes. Da couve à alface, passando pela tronchuda, couve roxa, feijão, salsa e milho, a nossa horta vai de certeza ficar um primor.
Começamos por a preparar...cavar...com a ajuda do "Avô Miguel".
Plantamos...
E semeamos ...
Juntamente com os amigos da sala C
E ficamos com uma bonita horta orgânica. Agora, só aguardamos o crescimento dos nossos legumes.
"OBRIGADOS" Avô Miguel!
Os "ensinamentos" que tiramos do contacto com este avô, podem parecer complexos para crianças de tenra idade como nós, mas o encantamento com a possibilidade de plantar e cultivar, e ainda de termos à posteriori a oportunidade de comer o que produzimos, torna fácil a compreensão de tão complexos ensinamentos.
1 comentários:
A vossa horta é muito fixe, bem encaixadinha nesses canteiros, que bonita que ela está! E o avô Miguel, tal como os avós dos nossos fixes, deu uma grande ajuda, não foi? É tão bom ter avós assim ;-)
Vamos lá ver quem vai colher primeiro os legumes par o almoço... os triquiteiros ou os fixes, hem? As hortas até foram feitas no mesmo dia!
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