Na passada sexta-feira demos conta aqui, de que decidimos fazer a experiência do balão (que pintamos para parecerem fantasmas) com vinagre e bicarbonato de sódio. Seguimos o protocolo que podem ver neste vídeo Aqui.
Só que houve alguns balões que encheram mais que outros, como podem ver!
Face ao vivenciado, as questões logo se fizeram sentir. "Porque é que o meu balão só subiu um pouquinho"; "O meu balão ficou assim assim"; "O meu balão não subiu quase nada"; "O meu balão ficou muito cheio".
Nessa altura não tivemos tempo de procurar as respostas para estas questões. Hoje voltamos a elas, e repetimos a experiência. Colocamos 4 garrafas e 4 balões de cores diferentes.
Numa garrafa não colocamos vinagre. Noutra colocamos 3 tampas de vinagre; noutra 6 tampas de vinagre e na última 9 tampas de vinagre.
Enquanto isso a Maria e a M.D. enchiam os balões com bicarbonato de sódio.
Que colocamos nas garrafas...
Quando viramos os balões com o bicarbonato de sódio, aconteceu isto...
O balão verde encheu pouco, o cor de rosa encheu bastante, o balão branco não encheu nada ... e o balão azul? Que aconteceu ao balão azul? Pois é ...encheu tanto, que voou. É verdade...voou por cima da cabeça da Joana e da professora, e molhou-lhes o cabelo de vinagre. "Foi muito fixe". Por esta não esperávamos...Não estava no programa, mas que foi engraçado, foi!
Então, para podermos concluir a experiência, substituímos o balão azul por um laranja, e ... vejam como este encheu!
Assim, através desta experiência, podemos refletir, questionar, levantar hipóteses, e aprender na ação, isto é experimentando.
Concluímos que o balão branco não encheu, porque não tinha vinagre, que o balão verde só encheu um bocadinho porque a garrafa só levou 3 tampas de vinagre, que o balão vermelho encheu mais que o verde, porque a garrafa levou 6 tampas de vinagre, e o balão laranja encheu mais ainda, porque a garrafa levou 9 tampas de vinagre. Por isso é que quando fizemos os "fantasminhas", uns encheram mais que outros. Tudo dependeu da quantidade de vinagre que colocamos nas garrafas.
Desta forma se promove a literacia cientifica, se aguça a curiosidade, e se sistematizam os conhecimentos científicos.
0 comentários:
Enviar um comentário