Triquicibernautas

27/11/2013

Ainda às voltas com os "Meninos de todas cores", e para complementar a história "O Arco-Íris das Cores"decidimos explorar a história "Meninos de todas as cores"  de Luísa Ducla Soares, formatado em powerpoint pela professora Juca do http://historiasparapre.blogspot.pt, (que apresentamos em abaixo) e como ela mesmo diz "Este é o resultado da formatação em powerpoint da história que todos conhecem de Luísa Ducla Soares. Um bom recurso para trabalhar as questões da diversidade / multiculturalidade com crianças na faixa etária pré-escolar."
 Desta vez, exploramos em 3D, com um material que gostamos muito de moldar - a plasticina.



O que nos deu belas produções, como estas:




Além do reconto em 3D, fizemos o reconto oral e gravamos. Somos 4 Triquiteiros de 5 anos e uma de 4 anos  Aqui está, embora com alguns ruídos, já que estávamos a mexer constantemente no microfone, e também com algumas "interferências" no final, pois estávamos a tentar ajudar a nossa amiga Gabriela, que só tem 4 anos, e na altura da gravação, estava um pouco esquecida. Mas, achamos que até nem está muito mal


Ainda com esta história, dramatizamos para os nossos amigos com os "fantoches" que já tínhamos construído, e adoramos.




Com estas "várias linguagens", foram também várias as competências que abordamos. Como dizem as OCEPE,p:21, "As várias linguagens constituem-se como importantes meios de sensibilização estética e de obtenção de informação. Deste modo, a área de Expressão e Comunicação constitui uma área básica que contribui simultaneamente para a Formação Pessoal e Social e para o Conhecimento do Mundo. Por seu turno, a área do Conhecimento do Mundo permite articular as outras duas, pois é através das relações com os outros que se cai construindo a identidade pessoal, e se vai tomando posição perante o "mundo" social e físico. Dar sentido a esse "mundo" passa pela utilização de sistemas simbólico-culturais"

E...agora a história que nos permitiu todo este trabalho de transversalidade!!!

1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Gostei muito de tudo o que vi... belo trabalho fizeram a partir da história que partilhei.
Até já conseguiram gravar as vossas vozes!
E também gostei muito dos meninos coloridos modelados em plasticina... estão, mais uma vez, de parabéns!

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.