Triquicibernautas

15/11/2013

Segundo as orientações curriculares (ME,1977, as ciências são incluídas na área do conhecimento do mundo, cujo principal objetivo é despertar o interesse pela ciência, e não propriamente o ensino de conceitos cientificos, referindo inclusive "...a área do conhecimento do mundo deverá permitir o contacto com a atitude e metodologia própria das ciências e fomentar nas crianças a atitude cientifica e experimental (p.82).
Mais recentemente a circular nº 17/DSDC/DEPEB/2007 (Gestão do currículo na educação pré-escolar), sugere a abordagem às ciências experimentais, numa perspetiva globalizante da ação educativa.
Deste modo, consideramos fundamental, criar ambientes estimulantes, para o desenvolvimento da literacia cientifica das crianças desta faixa etária. É com este intuito que fazemos as nossas experiências, e esta não fugiu à regra.
O prisma chegou de manhã pelas mãos da professora Elsa da biblioteca, o qual agradecemos. Ficamos eufóricos e queríamos experimentar. 
Primeiro, observamos no próprio prisma em contra luz, depois rodamos o prisma na janela, e a luz do sol incidia no prisma e projetava o arco-íris na parede e teto da sala.



 


No meio de toda esta fase experimental, houve muita interação entre pares, interajuda, entreajuda e colaboração, e muita euforia!



Esta experiência é ilustrativa, que para além do "despertar" para as ciências, formando "cidadãos cientificamente cultos", permite à criança desenvolver a sua acuidade de observação e estabelecer relações entre as observações. Podemos concluir que as crianças destas idades, perante estas situações, não ficam prisioneiras dos seus esquemas mentais, antes, conseguem  evoluir desse esquema mental pré-definido, para a esfera das imagens mentais da realidade. (Brochura Despertar para a Ciência- DGDC)

2 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

E nada mais há a dizer, vocês já disseram,, e fizeram, tudo o que era importante.
Parabéns pequenos cientistas triquiteiros, é bom conhecer como constroem conhecimentos tão importantes!

Beijinhos fixes para todos e bom fim de semana!

Romy disse...

Muito obrigada Juca, pelo carinho!
Bom fim de semana.
Beijinhos Triquiteiros.

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.