Triquicibernautas

29/11/2013

Mais uma vez tivemos a visita do "A caminho da fantasia". Este projeto da "Leitura - ler mais", conta com a participação da Biblioteca do Agupamento, na pessoa da professora Elsa, da Fundação Jorge Antunes, na pessoa da Drª Márcia, e com a colaboração da professora Sandra de Educação Musical.
Na quinta-feira de manhã,  trouxeram-nos "Agora não D. Loba", que fala de" uma loba que queria comer um pato gordo, mas só encontrou um ovo. Quando o pato nasceu, ela não o comeu logo porque era muito pequenino". (O nosso reconto)
 A D. Loba foi consultar um livro chamado "Como engordar patos" e leu: comer, brincar e dormir. 

"Depois tratou de o alimentar o melhor que podia o pato, foi para o parque brincar com ele às escondidinhas, e por fim dormiram um belo soninho. Quando regressaram a casa, a D. Loba estava esfomeada e só pensava em comê-lo ao jantar. Mas o patudo, espertinho como era, foi buscar uma melancia grande, gorda e saborosa para o jantar dos dois." (O nosso reconto)
Nós estivemos muito atentos a ouvir esta história, que acaba por nos mostrar como a D. Loba, tem  afinal  "um coração maior que a barriga", e como o pato foi inteligente, salvando-se das garras da D.Loba, e desta forma encontrou "Uma mãe e uma amiga". As famílias de acolhimento também são famílias...e muito importantes! É que como nós referimos "Todos têm direito a ter uma família"



Esta história deu origem a uma canção feita pela professora Sandra de música e que diz o seguinte:

"A D. Loba estava esfomeada
Sonhava com um pato e à procura andava
Até que encontrou um ovo azul clarinho
E pôs-se a sonhar com um pato tenrinho.

Mamã, mamã, grasnou o patinho
Deu-lhe um grande abraço cheio de carinho
A loba disse: uff! Estás todo molhado
Secou-lhe o corpo todo e o pato consolado."

O coração é gigante
Bem melhor que a barriga
E o patudo encontrou 
Uma mãe e uma amiga!


E agora fala a professora: Desta forma, além da articulação entre esta equipa, este tipo de atividade desperta o prazer pela leitura às crianças, sendo como todos sabemos, que o contacto precoce com a leitura, é um fator determinante para formar "pequenos leitores". Como refere Mata (2008:70) permite ás (...) crianças que, apesar de ainda não saberem ler, desenvolverem ações e comportamentos de leitor essenciais para se tornarem, mais tarde leitores envolvidos."

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.