Triquicibernautas

13/11/2013

Ontem tínhamos deixado cá a informação, de que um dos projetos da sala, é o "Arco Íris". Hoje o grupo que o está a "trabalhar" reuniu para conversar e decidir o que queria fazer.
Visualizaram (por vontade própria) o filme de ontem intitulado "De onde vem o arco-íris", no computador, pois este é um precioso instrumento de trabalho, já que nos permite confirmar respostas que já tinham sido dadas a partir da consulta de livros, como por exemplo este do Newton, que foi o primeiro cientista a fazer a experiência da luz.

Esta resposta de que a luz do sol é branca e ao penetrar nas gotinhas de água, faz a REFRAÇÃO, e assim surgem as sete cores do arco-íris, e de que há uma experiência que pode ser feita, para se perceber melhor esta questão, deixa-nos com vontade de experimentar. É que nós somos muito curiosos, e temos uma vontade enorme de descobrir, de dar sentido ao que nos rodeia.
Damos assim inicio à nossa realização de atividade experimental. Primeiro comunicamos ao grande grupo, o que já tínhamos descoberto. Depois, perguntamos se queriam fazer a experiência da luz connosco. O desejo era "fazer aparecer um arco-íris na sala". Tentamos fazer a experiência da refração da luz incidindo a luz de uma lanterna numa caneca de água, e depois numa folha de papel branco. A refração faz-se, mas não se vê as cores. E porquê? Havia muita luz exterior na sala. 

Então, decidimos fazer de outra forma. Fomos para a "sala redonda", que só tem uma janela, escurecemos a sala, e repetimos a experiência anterior, mas agora na parede branca. Via-se bem as cores do arco-íris (a fotografia é que não consegue captar bem). A luz da lanterna, atravessa a caneca da água, e obtêm-se a "mancha colorida" na parede, resultante da decomposição da luz branca nas sete cores que constituem o espetro da luz visível , observáveis no fenómeno do arco-íris.
Descobrimos também que este fenómeno é visível, se colocarmos a caneca da água no retroprojetor, com a luz bem forte a incidir, como nos mostra aqui o Gabriel.

 Esta experiência foi vivida com grande entusiasmo pelos Triquiteiros, que demonstraram de imediato entusiasmo em explorarem mais este fenómeno, com outros materiais.

E, desta forma, a observação e a escuta das vozes das crianças, levam a que este projeto, (à semelhança de outros) esteja a ser realizado com atividades integradores, que conduzirão com toda a certeza a aprendizagens significativas.
Como diz Rúben Alves “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente “E, ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria – que é a razão pela qual vivemos....”

2 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

É bom passar por cá e ver como põem em prática a metodologia em que acreditam!
É disto que eu gosto!
Este ano ainda não deu, com os pimpolhitos tão pequenos, mas há-de dar...
há-de, há-de...;-)

Romy disse...

Vai dar com toda a certeza, Juca! Estão a fazer a caminhada necessária, para lá chegarem.
Bjs.

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.