Ontem tínhamos deixado cá a informação, de que um dos projetos da sala, é o "Arco Íris". Hoje o grupo que o está a "trabalhar" reuniu para conversar e decidir o que queria fazer.
Visualizaram (por vontade própria) o filme de ontem intitulado "De onde vem o arco-íris", no computador, pois este é um precioso instrumento de trabalho, já que nos permite confirmar respostas que já tinham sido dadas a partir da consulta de livros, como por exemplo este do Newton, que foi o primeiro cientista a fazer a experiência da luz.
Esta resposta de que a luz do sol é branca e ao penetrar nas gotinhas de água, faz a REFRAÇÃO, e assim surgem as sete cores do arco-íris, e de que há uma experiência que pode ser feita, para se perceber melhor esta questão, deixa-nos com vontade de experimentar. É que nós somos muito curiosos, e temos uma vontade enorme de descobrir, de dar sentido ao que nos rodeia.
Damos assim inicio à nossa realização de atividade experimental. Primeiro comunicamos ao grande grupo, o que já tínhamos descoberto. Depois, perguntamos se queriam fazer a experiência da luz connosco. O desejo era "fazer aparecer um arco-íris na sala". Tentamos fazer a experiência da refração da luz incidindo a luz de uma lanterna numa caneca de água, e depois numa folha de papel branco. A refração faz-se, mas não se vê as cores. E porquê? Havia muita luz exterior na sala.
Então, decidimos fazer de outra forma. Fomos para a "sala redonda", que só tem uma janela, escurecemos a sala, e repetimos a experiência anterior, mas agora na parede branca. Via-se bem as cores do arco-íris (a fotografia é que não consegue captar bem). A luz da lanterna, atravessa a caneca da água, e obtêm-se a "mancha colorida" na parede, resultante da decomposição da luz branca nas sete cores que constituem o espetro da luz visível , observáveis no fenómeno do arco-íris.
Descobrimos também que este fenómeno é visível, se colocarmos a caneca da água no retroprojetor, com a luz bem forte a incidir, como nos mostra aqui o Gabriel.
Esta experiência foi vivida com grande entusiasmo pelos Triquiteiros, que demonstraram de imediato entusiasmo em explorarem mais este fenómeno, com outros materiais.
E, desta forma, a observação e a escuta das vozes das crianças, levam a que este projeto, (à semelhança de outros) esteja a ser realizado com atividades integradores, que conduzirão com toda a certeza a aprendizagens significativas.
Como diz Rúben Alves “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente “E, ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria – que é a razão pela qual vivemos....”
2 comentários:
É bom passar por cá e ver como põem em prática a metodologia em que acreditam!
É disto que eu gosto!
Este ano ainda não deu, com os pimpolhitos tão pequenos, mas há-de dar...
há-de, há-de...;-)
Vai dar com toda a certeza, Juca! Estão a fazer a caminhada necessária, para lá chegarem.
Bjs.
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