Logo pela manhã...em plena manhã de sol de S. Martinho, recebemos a visita do nosso amigo escritor Hélder Magalhães.
Já não o víamos desde o verão, e como estávamos com muitas saudades, resolvemos convidá-lo a visitar-nos. Durante a semana passada estivemos a elaborar um livro para lhe oferecer. Cada um de nós fez o retrato dele, (houve mesmo com não esquecesse a gravata cor de rosa) e escreveu uma frase sobre a sua pessoa. Na capa colocamos (por ser dia de S. Martinho), o "Manel Castanha", que é o feminino da Maria Castanha - afinal ele é homem! (João)
O convite também tinha sido feito para estar com todos os meninos de S. João, mas antes disso, o Hélder ainda teve a oportunidade de juntamente connosco, cantar os parabéns à Cristina que fazia anos (uma data muito especial)...
Oferecer-nos um bolo de chocolate feito por ele, e ler-nos um poema novo.
Depois disto, juntamo-nos todos no "nosso salão", e ouvimos o Hélder a ler umas quadras de S. Martinho feitas propositadamente para o J.I. de S. João.
"Ainda que sem o vinho,
estes meninos vão
festejar o S. Martinho.
Castanhas não faltarão.
Haverá imensa animação,
entre canções e danças
da fogueira ao coração,
que acende as crianças.
Nos sorrisos da partilha,
somos o fruto dum amanhã.
Certos do sol que brilha,
no presente a cada manhã."
Falamos sobre o dia de S. Martinho, descobrimos as rimas destas quadras.
E no final, ainda ouvimos a história do "Quintal do Sr. Juvenal". Foi uma manhã brilhante,cheia de "SOL", raiada com a poesia do nosso amigo Hélder Magalhães.
Muito obrigada!
2 comentários:
Sois vós que fazeis o sol brilhar, sois vós a semente da flor do presente e do amanhã. Muito obrigado, meus amigos Triquiteiros. Abraço(vos).
Parece ter sido uma manhã em cheio! Estão cheios de sorte, com um escritor de verdade a visitar a vossa sala... mas vocês merecem!
Enviar um comentário