Triquicibernautas

12/10/2015

No início da semana passada, surgiu o primeiro instrumento de gestão do quotidiano (deste ano letivo), da nossa sala.
À semelhança dos últimos anos, bebemos inspiração no modelo da escola moderna, (MEM), e introduzimos o mapa de presenças e faltas, (porque estamos todos mais crescidinhos) numa tabela de dupla entrada, com linhas onde constam primeiro os nomes dos "finalistas", depois os "médios", e por último as mais recentes aquisições da sala. 
A estes, corresponde ainda uma foto, para ser mais simples a identificação. A cada dia do mês, foi ainda feita a correspondência à cor da "Agenda Semanal” ou “Rotina semanal” ...

...Que é um instrumento "que ajuda a regular o que acontece na sala de atividades, e que conta a história da vida do grupo" (MEM, 1999:8). Assim, começamos a desenvolver as noções de tempo, interiorizando e gerindo os seus intervalos. A cada dia, foi associada uma cor e uma atividade “especial”, para melhor identificação do dia da semana. “As rotinas são, como os capítulos, o guião da vida diária de uma turma” (Escola Moderna, 2009b: 4).
A partir de agora, todos deixamos a nossa presença (desde que não faltem), neste mapa. Os Triquiteiros que já conseguem, colocam o P(Presente), e os que não conseguem deixam a sua marca, como melhor entenderem. Se algum de nós faltar, o par responsável pelos quadros da sala (responsabilidade semanal), coloca ao final do dia o F(Falta)
Estamos a ser cada vez mais autónomos, mais ativos, competentes, e construtores da regulação social, interpessoal e intrapessoal do grupo.






Os mais novos têm a ajuda do padrinho ou da madrinha, e tem funcionado muito bem!




Também já Aqui referimos que começamos a usar outro instrumento de pilotagem, Padrinhos/Madrinhas - Afilhados/Afilhadas, até porque precisávamos dele para o Quadro de Tarefas e Responsáveis, pois a pares iremos semanalmente realizar as tarefas de acordo com as responsabilidades acordadas.
E foi esse quadro de “Tarefas e Responsáveis” que estivemos a elaborar…Escolhemos as tarefas que consideramos serem mais importantes na nossa vida diária de sala….

Hoje estivemos a pares (padrinhos/madrinhas – afilhados/afilhadas) a escolher a nossa responsabilidade semanal. Para alguns de nós é a primeira vez, mas para primeiro dia, até já correu muito bem.



Como é referido no livro "O espaço e o Tempo na Pedagogia-em-Participação" os instrumentos de pilotagem criam um "mundo de possibilidades que se abre quando o fazer pedagógico não é um mero receituário", porque as crianças ao participarem na sua construção, compreendem e dão significado ao que estão a fazer e vivenciar!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.