No início da semana passada, surgiu o primeiro instrumento
de gestão do quotidiano (deste ano letivo), da nossa sala.
À semelhança dos últimos anos, bebemos inspiração no
modelo da escola moderna, (MEM), e introduzimos o mapa de presenças e faltas,
(porque estamos todos mais crescidinhos) numa tabela de dupla entrada, com
linhas onde constam primeiro os nomes dos "finalistas", depois os
"médios", e por último as mais recentes aquisições da sala.
A estes,
corresponde ainda uma foto, para ser mais simples a identificação. A cada dia
do mês, foi ainda feita a correspondência à cor da "Agenda Semanal” ou “Rotina
semanal” ...
...Que é um instrumento "que ajuda a regular o que acontece na sala
de atividades, e que conta a história da vida do grupo" (MEM, 1999:8). Assim,
começamos a desenvolver as noções de tempo, interiorizando e gerindo os seus
intervalos. A cada dia, foi associada uma cor e uma atividade “especial”, para
melhor identificação do dia da semana. “As
rotinas são, como os capítulos, o guião da vida diária de uma turma” (Escola
Moderna, 2009b: 4).
A partir de agora, todos deixamos a nossa presença (desde
que não faltem), neste mapa. Os Triquiteiros que já conseguem, colocam o P(Presente),
e os que não conseguem deixam a sua marca, como melhor entenderem. Se algum de
nós faltar, o par responsável pelos quadros da sala (responsabilidade semanal),
coloca ao final do dia o F(Falta)
Estamos a ser cada vez mais autónomos, mais ativos,
competentes, e construtores da regulação social, interpessoal e intrapessoal do
grupo.
Os mais novos têm a ajuda do padrinho ou da madrinha, e tem
funcionado muito bem!
Também já Aqui referimos que começamos a
usar outro instrumento de pilotagem, Padrinhos/Madrinhas
- Afilhados/Afilhadas, até porque precisávamos dele para o Quadro de Tarefas e Responsáveis, pois a
pares iremos semanalmente realizar as tarefas de acordo com as responsabilidades
acordadas.
E foi esse quadro de “Tarefas e Responsáveis” que estivemos
a elaborar…Escolhemos as tarefas que consideramos serem mais importantes na
nossa vida diária de sala….
Hoje estivemos a pares
(padrinhos/madrinhas – afilhados/afilhadas) a escolher a nossa responsabilidade
semanal. Para alguns de nós é a primeira vez, mas para primeiro dia, até já
correu muito bem.
Como é referido no livro "O espaço
e o Tempo na Pedagogia-em-Participação" os instrumentos de pilotagem criam
um "mundo de possibilidades que se abre quando o fazer pedagógico não é um
mero receituário", porque as crianças ao participarem na sua construção,
compreendem e dão significado ao que estão a fazer e vivenciar!
0 comentários:
Enviar um comentário