Nos últimos dias temos vindo a falar por aqui da “construção
social da moralidade”, referindo que os os valores morais, é papel da família,
mas também da escola.
Além do “Acho bem” e “Acho Mal”, aliados à “Luzinha no teu
coração”, pretendemos também ser uma sala que saiba a importância da boa
educação, e o uso das palavras mágicas.
A canção das “Boas maneiras", da qual já demos conta Aqui, ajudou-nos a construir o nosso “Mural das Palavras Mágicas”.
Palavras como por ex: "Bom dia", "Desculpa", "Obrigada" "Por favor", “Parabéns” fazem
parte do nosso quotidiano!
Além de outras situações, hoje debruçamo-nos na prática
sobre algo, que nos últimos anos, e no início do ano letivo, temos optado como
estratégia que nos ajuda a todos na realização das tarefas. Ao mesmo tempo,
esta estratégia, vai harmonizando a vivência da vida democrática da sala,
principalmente a interiorização das regras, e o sentido de ajuda e de
solidariedade das crianças mais velhas para com as mais novas.
Falamos dos Padrinhos/Afilhados ou Madrinhas/Afilhadas.
Assim, os mais velhos, são responsáveis pelos mais novos, num sentido de
responsabilidade efetiva, ajudando-os nas várias tarefas de sala.
Já desde a passada semana, que andávamos a conversar sobre
esta questão, e hoje ficou finalizada. Ao redor da mesa grande, houve
negociação cooperada/conjunta, pois o padrinho ou madrinha, escolheu o
afilhado(a), que deu o seu aval. Ou seja, estiveram de mútuo acordo nesta
decisão.
Em trabalho de pequeno grupo, elaboramos o quadro dos
Padrinhos/Madrinhas e Afilhados/Afilhadas...
... Que ficou assim!
Depois mostramos como isto se concretiza na prática.
1 comentários:
26? Ena tanto triquiteiro!
Imagino que bem falta fazem uns padrinhos e madrinhas dedicados e com as luzinhas do coração bem acesas e brilhantes ;-)
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