Triquicibernautas

06/10/2015

Nos últimos dias temos vindo a falar por aqui da “construção social da moralidade”, referindo que os os valores morais, é papel da família, mas também da escola.
Além do “Acho bem” e “Acho Mal”, aliados à “Luzinha no teu coração”, pretendemos também ser uma sala que saiba a importância da boa educação, e o uso das palavras mágicas.
A canção das “Boas maneiras", da qual já demos conta Aqui, ajudou-nos a construir o nosso “Mural das Palavras Mágicas”.


Palavras como por ex: "Bom dia", "Desculpa", "Obrigada" "Por favor", “Parabéns” fazem parte do nosso quotidiano! 




Além de outras situações, hoje debruçamo-nos na prática sobre algo, que nos últimos anos, e no início do ano letivo, temos optado como estratégia que nos ajuda a todos na realização das tarefas. Ao mesmo tempo, esta estratégia, vai harmonizando a vivência da vida democrática da sala, principalmente a interiorização das regras, e o sentido de ajuda e de solidariedade das crianças mais velhas para com as mais novas.
Falamos dos Padrinhos/Afilhados ou Madrinhas/Afilhadas. Assim, os mais velhos, são responsáveis pelos mais novos, num sentido de responsabilidade efetiva, ajudando-os nas várias tarefas de sala. 
Já desde a passada semana, que andávamos a conversar sobre esta questão, e hoje ficou finalizada. Ao redor da mesa grande, houve negociação cooperada/conjunta, pois o padrinho ou madrinha, escolheu o afilhado(a), que deu o seu aval. Ou seja, estiveram de mútuo acordo nesta decisão.
Em trabalho de pequeno grupo, elaboramos o quadro dos Padrinhos/Madrinhas e Afilhados/Afilhadas...



... Que ficou assim!
Depois mostramos como isto se concretiza na prática.

1 comentários:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

26? Ena tanto triquiteiro!
Imagino que bem falta fazem uns padrinhos e madrinhas dedicados e com as luzinhas do coração bem acesas e brilhantes ;-)

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