Falar da identidade na educação de infância
é fundamental. Algumas atividades como: identificar os próprios gostos e
preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como um indivíduo
único, no meio de tantos outros igualmente únicos. Esse processo de
autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da vida,
é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo
ambiente. Assim, a escola, tem papel fundamental na construção da nossa identidade.
Segundo alguns estudiosos, a identidade
é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença
entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características
físicas, do modo de agir e de pensar e da história pessoal.
É isso que temos estado a fazer...A
falar de nós. Como somos; qual a nossa raça; as características físicas; a
nossa idade; que gostos temos etc.
Daqui surgiu também o gráfico com o nosso nome, as
nossas idades e o nosso auto-retrato...
E percebemos também que somos todos
iguais, mas todos diferentes.
E concluímos que somos 7 de 3 anos, 11 de
4 anos e 7 de 5 anos. Totalizamos 25.
Amanhã continuamos com esta questão da
identidade!
0 comentários:
Enviar um comentário