Hoje, 16 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, coincidindo esta data com o da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945.
Mas este dia da alimentação só foi comemorado pela primeira vez, a 16 de outubro de 1981, tendo sido criado com o intuito de promover uma reflexão sobre a alimentação a nível mundial e principalmente, sobre a a fome no planeta.
Por aqui, continuamos a conversar sobre os benefícios da alimentação saudável, até porque a história da "Lagartinha Comilona", não nos larga, mas, como ouvir histórias é como diz Fanny Abamobich (e não nos cansamos de referir) "Ah...como é importante para a formação de qualquer criança, ouvir muitas, muitas histórias. Escutá-las é o inicio da aprendizagem para ser leitor. E ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo", decidimos ver e ouvir a história da nossa amiga Juca, que também fala da temática da alimentação - João comilão; Luís torce o nariz e Augusto robusto. Não estivemos sozinhos nesta hora do conto. Convidamos a "turma E" para nos acompanhar,( a turma D estava a preparar a nossa sobremesa de hoje) e foi muito bom.
Para
aprofundarmos melhor esta questão, decidimos cortar a maçã e a batata em
pequenos pedaços iguais, e voltar a fazer a experiência, desta vez com a ajuda do
Tomás.
Agora a explicação
da Gabriela para esta segunda fase da experiência – “Os pedacinhos da maçã são mais leves na água e ficaram a flutuar, e os
pedacinhos da batata são mais pesados na água e afundaram-se”.
A água salgada tem esta propriedade: alguns objetos que não flutuam na água doce flutuam na água salgada, desde que se junte sal suficiente.
Depois de conversarmos sobre a história, estivemos a fazer experiências com alimentos. Aquando da planificação em grande grupo da semana da alimentação, a Maria sugeriu e pediu para fazermos experiências, que envolvessem os alimentos.
Após algumas pesquisas, decidimo-nos por estas que aqui deixamos. Decidimos ainda,partilhar estas descobertas cientificas com os nossos amigos da "Turma E". E, foi a "mentora" desta atividade que começou... A Maria passou a explicar os ingredientes que compunham a primeira experiência - "Uma batata, uma maçã, água e duas taças de vidro".
A Maria meteu a
maçã e a batata nos recipientes com água. Inicialmente tínhamos referido que a
maçã (porque era maior), era mais pesada que a batata. Mas, quando as metemos
na água, a nossa observação e respetiva conclusão foi de que a batata era mais
pesada porque foi para o fundo e a maçã era mais leve porque (ficou
em cima da água), como referiu o Tomás da turma C.
Normalmente, os objetos
quevão ao fundo são mais pesados e os que flutuam são mais leves, tal como nós
concluímos. Mas para se saber se algo afunda ou flutua, não conta só o peso,
mas também o tamanho. Só que aqui, o que se pretendia, era mesmo diferenciar, o
alimento que afundava e o que flutuava…Foi o que fizemos. Se quiserem podem ver a explicação desta experiência (youtube) Aqui.
Passamos à
segunda experiência, que tinha o seguinte protocolo: 2 ovos, 2 copos; água e
sal. A Mimi colocou água num dos copos e meteu lá dentro um ovo. O ovo rapidamente
afundou.
A Helena colocou
água com sal, mexeu um bocadinho e colocou lá o outro ovo. O sal não estava bem
dissolvido, e o ovo ficava em cima do sal. Achamos que o copo era pequeno para
esta experiência. Mudamos a água e o sal para um recipiente maior, mexemos bem
e o ovo começou a flutuar.
A água salgada tem esta propriedade: alguns objetos que não flutuam na água doce flutuam na água salgada, desde que se junte sal suficiente.
É como nada nadar
na piscina e no mar. É mais fácil nada no mar, do que na piscina, porque a água
salgada empurra-nos para cima. E, se for no Mar Morto, ainda é mais fácil, como
vimos Aqui.
Gostamos
tanto desta experiência, que ao longo do dia, fomos fazendo várias vezes.
Alguns
de nós já fizeram o registo da experiência…
E alguns de nós já fizeram o registo da história "João Comilão, Luís Torce-o-nariz e Augusto Robusto: 3 irmãos e um susto!"
E a história é esta, que aqui fica para “lermos”
em casa com a família.
1 comentários:
Não têm nada o que agradecer, fico muito contente que tenham gostado!
Foi um rico dia o vosso, com as belas experiências que realizaram com alimentos e também com os desenhos da história, muito bonitos!
Adorei, vou levar para o PRÉ Histórias :-)
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