Hoje de manhã quando chegamos à sala, encontramos os filtros que utilizamos ontem na experiência da "Cromatografia das folhas" assim... Sinal de que a experiência resultou.
Gostamos tanto de fazer esta experiência, que tem um nome muito estranho, assim parecido com "Cromo e fotografia" (Maria), ou assim "Fisioterapia" (Inês), que fomos pedir às professoras das outras salas, se podíamos fazer uma "Comunicação", sobre o que aprendemos.
Assim foi. Dividimo-nos em 2 grupos de 3, e lá fomos. Primeiro explicamos, que as folhas que levávamos connosco (verde, vermelho e amarelo), eram de árvores de folha caduca, e quando chega o outono, perdem um pouco da sua energia, e já não conseguem alimentar as folhas, por isso é que elas mudam de cor, e depois caiem ao chão.
Explicamos também, que as folhas verdes que se transformam nas outras cores, os cientistas chamam pigmentos, e de acordo com a estação do ano alguns pigmentos estão mais presentes que outros. Era essa a experiência que vínhamos fazer com eles. Íamos fazer a "CROMOTOGRAFIA" das folhas, e ver que pigmentos (cores)estavam presentes.
Para isso, interagimos com os meninos das outras salas, que ajudaram na experiência. Aqui na "sala E"...
Gostamos tanto de fazer esta experiência, que tem um nome muito estranho, assim parecido com "Cromo e fotografia" (Maria), ou assim "Fisioterapia" (Inês), que fomos pedir às professoras das outras salas, se podíamos fazer uma "Comunicação", sobre o que aprendemos.
Assim foi. Dividimo-nos em 2 grupos de 3, e lá fomos. Primeiro explicamos, que as folhas que levávamos connosco (verde, vermelho e amarelo), eram de árvores de folha caduca, e quando chega o outono, perdem um pouco da sua energia, e já não conseguem alimentar as folhas, por isso é que elas mudam de cor, e depois caiem ao chão.
Explicamos também, que as folhas verdes que se transformam nas outras cores, os cientistas chamam pigmentos, e de acordo com a estação do ano alguns pigmentos estão mais presentes que outros. Era essa a experiência que vínhamos fazer com eles. Íamos fazer a "CROMOTOGRAFIA" das folhas, e ver que pigmentos (cores)estavam presentes.
Para isso, interagimos com os meninos das outras salas, que ajudaram na experiência. Aqui na "sala E"...
E aqui na "sala D"
No desenrolar da experiência (nas duas salas) seguimos o mesmo protocolo de ontem, que podem ver aqui Cromatografia das Folhas
Amanhã, vamos ver se o filtro
ficou com a cor das folhas…E desta forma, previamente combinado com as outras
salas, partilhamos esta experiência, num momento de livre expressão de dar e
receber. A “comunicação” para além de desenvolver a oralidade, estimula a “solidariedade que se gera na partilha, une
os membros do grupo por um sentimento fraterno que estimula e alimenta essa
livre produção” (Escola Moderna, 2009c:34-35), na construção cooperada do
conhecimento.
0 comentários:
Enviar um comentário