Triquicibernautas

28/10/2014

Hoje de manhã quando chegamos à sala, encontramos os filtros que utilizamos ontem na experiência da "Cromatografia das folhas" assim... Sinal de que a experiência resultou.



Gostamos tanto de fazer esta experiência, que tem um nome muito estranho, assim parecido com "Cromo e fotografia" (Maria), ou assim "Fisioterapia" (Inês), que fomos pedir às professoras das outras salas, se podíamos fazer uma "Comunicação", sobre o que aprendemos.
Assim foi. Dividimo-nos em 2 grupos de 3, e lá fomos. Primeiro explicamos, que as folhas que levávamos connosco (verde, vermelho e amarelo), eram de árvores de folha caduca, e quando chega o outono, perdem um pouco da sua energia, e já não conseguem alimentar as folhas, por isso é que elas mudam de cor, e depois caiem ao chão.
Explicamos também, que as folhas verdes que se transformam nas outras cores, os cientistas chamam pigmentos, e de acordo com a estação do ano alguns pigmentos estão mais presentes que outros. Era essa a experiência que vínhamos fazer com eles. Íamos fazer a "CROMOTOGRAFIA" das folhas, e ver que pigmentos (cores)estavam presentes.
Para isso, interagimos com os meninos das outras salas, que ajudaram na experiência. Aqui na "sala E"...



E aqui na "sala D"




No desenrolar da experiência (nas duas salas) seguimos o mesmo protocolo de ontem, que podem ver aqui Cromatografia das Folhas



Amanhã, vamos ver se o filtro ficou com a cor das folhas…E desta forma, previamente combinado com as outras salas, partilhamos esta experiência, num momento de livre expressão de dar e receber. A “comunicação” para além de desenvolver a oralidade, estimula a “solidariedade que se gera na partilha, une os membros do grupo por um sentimento fraterno que estimula e alimenta essa livre produção” (Escola Moderna, 2009c:34-35), na construção cooperada do conhecimento.

  

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.