A
história da “Lagartinha Comilona” constitui uma base fantástica para a
exploração de atividades no Domínio Matemática.
“Um pequeno ovo;
uma lagartinha esfomeada; uma maçã; duas peras; três ameixas; quatro morangos;
cinco laranjas; uma fatia de bolo de chocolate, um sorvete, um chupa-chupa, um
pedaço de bolo de frutas, uma salsichinha, um chouriço, um queque, uma fatia de
melancia; uma folha verde, um casulo, um buraco; uma maravilhosa borboleta." O
texto faz ainda a referência aos 7 dias da semana.
Por outro lado,
as ilustrações são desenhos muito simples, e quando o texto faz referência a uma
quantidade esta aparece ilustrada pelo objeto, exemplo: 3 ameixas são
representadas pela ilustração de 3 ameixas, o que ajuda ainda mais nas
atividades de matemática.
As questões que
nos levaram à construção do número e dos dias da semana, foram por exemplo:
Quantas frutas
comeu a lagartinha na segunda-feira? E no quarta-feira comeu mais ou menos? Quantas frutas
comeu a lagarta no total?
Qual foi o maior alimento que a lagartinha comeu? E o mais pequeno? Nenhum alimento que a lagarta comeu no sábado é verde? Quantos dias têm uma semana? E duas semanas? Quanto tempo esteve a lagarta no casulo? Foi de dia ou de noite, que a lagartinha nasceu?
Qual foi o maior alimento que a lagartinha comeu? E o mais pequeno? Nenhum alimento que a lagarta comeu no sábado é verde? Quantos dias têm uma semana? E duas semanas? Quanto tempo esteve a lagarta no casulo? Foi de dia ou de noite, que a lagartinha nasceu?
Depois das
respostas a estas questões, que foram trabalhadas em pequeno grupo, decidimos
construir vários instrumentos matemáticos. Um desses instrumentos foi um gráfico com os dias da semana, e os alimentos que a lagarta comeu
em cada dia. Aos dias da semana, demos as cores que fazem parte do quadro da nossa rotina diária.
Mais tarde, e em
tempo de comunicação ao grande grupo, apresentamos e explicamos as nossas
conclusões.
Esta história descreve também o processo físico da
metamorfose, ilustrando as várias etapas de vida da lagarta (ovo, lagarta,
casulo; borboleta). Assim, ainda estivemos a ordenar/seriar, colocando por
ordem as fases da vida da lagartinha.
Mas a lagartinha também pode
virar arte “pintura mágica”, e obtermos assim simetrias… Querem ver?
E as "Lagartinhas" transformaram-se em belas borboletas!
0 comentários:
Enviar um comentário