"O outono é mesmo espetacular...dá-nos folhas tão lindas" L.B.! Estamos com muito calor, mas as folhas das árvores estão de várias cores. Predomina o verde, amarelo, vermelho, castanho, e também algum laranja. É as árvores de folha caduca, quando chega o outono, perdem um pouco da sua energia..."gastaram tudo no verão" (Gaby), vão morrendo lentamente e começam a mudar de cor, e caem. Os adultos, sabem que isto que atrás dissemos, se traduz, no facto da concentração de clorofila diminuir no outono, e as folhas perderem a coloração verde. Mas, para nós, esta explicação da "energia" das plantas serve.
Às folhas verdes, que se transformam nas outras cores, os cientistas chamam pigmentos, e de acordo com a estação do ano alguns pigmentos estão mais presentes que outros.
Hoje fomos apanhar folhas que estavam no chão do nosso recreio, e decidimos fazer a "CROMOTOGRAFIA" das folhas, e ver que pigmentos (cores)estavam presentes.
Seguimos mais ou menos este Protocolo, e começamos por partir em pequenos pedaços as folhas que recolhemos.
Depois metemos as folhas (de acordo com a cor) em frascos diferentes, e num outro frasco (maior) metemos folhas de várias cores.
De seguida metemos álcool...cobrimos bem as folhas com o álcool.
Para terminar esta primeira parte da experiência, metemos os frascos numa bacia com água quente, que mudamos de 30 em 30 minutos, durante 3horas.
Quando achamos que já era hora de concluirmos esta experiência, pegamos nos filtros dos cafés, e colocamos dentro de 5 copos, tantos quantas as cores das folhas. Vertemos o preparado dos frascos nos filtros, e verificamos que quer no filtro, quer no copo...
A folha castanha deu a cor castanha clarinha.
A folha vermelha deu a cor vermelha.
A folha amarela deu a cor amarela.
A folha verde deu a cor verde.
Já a folha de cor laranja, deixou-nos uma cor "acastanhada", porque de "certeza que aquelas folhas eram de uma árvore que não deixava passar a cor" - Gabriel
Quanto ao frasco que contém as folhas de várias cores, vamos verificar amanhã, se obtemos as cores todas ou só uma cor.
E assim se perceciona a realidade
como um todo globalizado, ou seja, esta atividade incluiu o contacto direto com
o meio envolvente, através da experiência. Desta forma, aprendemos e integramos,
progressivamente, o significado dos conceitos. (MEC, 2004:102)
0 comentários:
Enviar um comentário