Dizíamos
ontem que nesta sala de atividades centramos o nosso trabalho pedagógico em
projetos, onde nós, as crianças somos autoras e produtoras dos trabalhos e
projetos desenvolvidos, e participamos ativamente desde a seleção do tema a
trabalhar à análise dos seus conteúdos, já que os projetos dão voz ao currículo
“emergente” quando somos encorajados a tomar as nossas decisões e a fazer as
nossas próprias escolhas Katz Lilian, (1999, cit . por Edwards, Gandinni,
Forman, 1999), pois é um currículo flexível que se vai desenvolvendo, adaptando
e modificando de acordo com os projetos. A professora ao escutar-nos, está a
permitir e a encorajar o aprender, o criar, a elevar o “volume” das nossas
vozes nas nossas criações, tendo como finalidade única a reconstrução da
aprendizagem.
Já delineamos o nosso projeto como podem
verificar, e estamos a “trabalhar” no "Como vamos fazer" e no “O que vamos fazer”.
Um dos
grupos responsáveis esteve a pesquisar/investigar a biografia de Joan Miró. Desde
a seleção das imagens, ao texto a colocar no painel “Joan Miró – Biografia”, a
entreajuda e a colaboração foi uma constante neste grupo.
Assim que o painel ficou pronto, tivemos
a oportunidade de no tempo de comunicações, fazer a nossa comunicação ao grande
grupo, sobre o que tínhamos descoberto de Joan Miró.
“A comunicação é considerada um dos fatores
de desenvolvimento mental e de formação social.” (Belchior, 2004:103). Ao
comunicarmos com os outros e numa socialização cooperada, temos a oportunidade
de perceber e regular os nossos avanços
e recuos, de organizamos mentalmente as nossas aprendizagens, de forma, a
preparar o nosso discurso oral para comunicar. Além deste papel a comunicação
também tem um outro nível social, ou seja, disseminar a informação e as
aprendizagens de modo a que o conhecimento e as aprendizagens sejam de todo o
grupo para que estes conhecimentos possam ser utilizados por todos de acordo
com o que Vygotsky (1978) formula o conceito de zona do desenvolvimento próxima.
O Rodrigo Caeiro fez muitas perguntas...
mas a Ana João soube responder muito bem.
Nesta comunicação dissemos isto:
“Era
uma vez um menino que gostava de pintar. Chamava-se Joan Miró. Nasceu em
Barcelona (Espanha) em 20 de Abril de 1893. Pintou o primeiro quadro com oito
anos. Nessa altura pediu ao pai para ir estudar numa escola de artes. O pai
autorizou-o a estudar nessa escola que se chamava LTOJA. Lá ensinam-no a usar
todas as cores que ele gostava (amarelo, laranja, verde, anil, violeta, rosa,
branco e preto). As formas geométricas como os quadrados, círculos, triângulos,
retângulos, losângulos e outras, fazem parte das suas pinturas.
Quando
cresceu foi viver para Paris, e aí conheceu Pilar Juncosa, com quem casou e teve
uma filha, a Dolores Miró, e conhece muitos pintores como por exemplo, o
Picasso.
Mais
tarde, volta para Espanha, mas vai viver para Palma de Maiorca, onde pinta
quadros, faz esculturas, e trabalha em cerâmica. Faz também alguns murais, como
o Mural do Sol da Unesco em Paris, ou o Mural do Palácio dos Congressos de Madrid.
Morre
em Palma de Maiorca no dia de natal, de 1983 com 90 anos. Deixou-nos uma
fundação – a Fundação Joan Miró, e uma vasta obra de quadros e esculturas lindas."
E assim
ficamos todos “mais ricos” culturalmente!
1 comentários:
E ricos ficamos nós também, por visitarmos o vosso blogue e aprendermos tudo isto convosco! Parabéns, o vosso projeto está a ficar fantástico!|
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