Hoje comemora-se o Dia Mundial do Livro, e dos Direitos do Autor. O dia foi criado pela Unesco, na sua XXVIII conferência geral, que ocorreu entre 25 de outubro e 16 de novembro de 1995.
A data de 23 de abril, foi escolhida porque nesta data do ano de 1616 morreram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la vega. Para além disto, nesta data, em outros anos, também morreram ou nasceram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Jose Pla e Manuel Mejía Vallejo.
Esta data foi escolhida ainda, para encorajar as pessoas, principalmente os jovens a descobrirem os prazeres da leitura, e a ganharem respeito pela grande contribuição que os autores dos livros dão através dos séculos.
Por aqui andamos às voltas com a semana da leitura do agrupamento, semana esta que será alargada, fazendo a ponte para outra semana que aí vem, e que será a semana aberta à comunidade, e da qual daremos conta, lá mais para o final da semana. No entanto, deixamos já alguma informação: Amanhã teremos uma contadora de histórias que irá animar a manhã das várias escolas do agrupamento, incluindo a nossa, e na próxima semana, teremos um escritor e "Pais com histórias". Por isso, hoje continuamos a preparar a semana que aí vem, e que vai além de tudo o que já mencionamos, ter uma "mostra de trabalhos" em jeito de exposição, e a comemoração do dia da mãe. Mas os livros, principalmente os de histórias, fizeram como sempre, parte do nosso dia, e hoje tivemos o "Coração de Mãe" e outros.
E falando de livros e de histórias, o dia é propício a partilharmos convosco, a história que temos a concurso, no "Conta-nos uma história", Aqui.
Foi construída por uma grupo de meninas e meninas da nossa sala, através da técnica de conto redondo. Cada um de nós ilustrou a sua parte da história, e quando ficou pronta, gravamos as nossas vozes com o apoio técnico da biblioteca do agrupamento, à qual agradecemos a excelente parceria.
A história intitula-se "Primavera da Rita", e gostamos muito de a produzir. Esperamos que gostem de a "Ler"!
Já agora, sabiam que na tradição catalã, no dia 23 de Abril (dia de S.Jorge), é costume dar uma rosa para quem comprar um livro? Trocar flores por livros já se tornou tradição noutros países também.
Então...boas leituras. Como diz André Maurois " A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: O livro fala e a alma responde." - E pode ser que receba uma for em troca!!!
5 comentários:
É um privilégio ser vosso amigo e ser também um Triquiteiro! Bem-hajam! Abraço-vos!
Gostei mesmo muito da vossa vídeo-história, ainda para mais contada pelas vossas vozes. Estão de parabéns estes triquiteiros!
Gostei mesmo muito e estão mesmo mesmo de parabéns! Apenas um pequeníssimo reparo ao "professora" ao invés de "educadora de infância". É uma mera questão de identidade ;)
Beijinhos,
Leonor, Galega Encarnada
Obrigada Hélder. Nós também temos muito prazer em o ter como amigo. Beijinhos Triquiteiros
Obrigada Juca e Leonor pelos vossa visita. Ficamos contentes por terem gostado.
Quanto ao "professora"/"educadora"...o "apoio técnico", não pensou nessa questão de "identidade".
Beijinhos Triquiteiros às duas.
Enviar um comentário