Na semana que
antecede a interrupção letiva, recebemos a visita do "Coelhinho
matemático" que podemos ver Aqui, e que é mais uma história criada pela nossa
amiga professora Juca.
Como ela mesma
diz, "É tempo de Páscoa, Coelhos e de ...matemática", a sua história
faz-nos (re)visitar um vídeo e jogo do Tangram - a "Dança dos Polígonos" que tem
como intenção primeira o exercício da fantasia, através de experiências que
ligam formas diferenciadas da expressão e comunicação - a palavra, a música, a
imagem, a linguagem matemática, onde a "geometria e a aritmética
contêm uma quantidade de argumentos sobre os quais a imaginação deve operar
para que possam ser compreendidas." (Rodari, Gianni, 1982). Estas
experiências giram em torno de um gato, um gato especial composto por sete
peças poligonais (um quadrado, cinco triângulos e um paralelogramo), um gato
que dança, ao som de uma música, sob o céu cheio de estrelas e luar. Enquanto
dança, toma formas variadas.
Ao interagirmos com o jogo no
computador, estamos também a usar a agilidade manual, a perceção visual
(reconhecimento das formas e reconhecimento de relações entre medidas dos lados
“tans”) e efetuam translações e rotações.
Quando construímos as figurinhas do
gato, temos a oportunidade de reconhecer as figuras geométricas em contextos,
tamanhos e posições diferentes; e, ainda, a possibilidade de observar a
decomposição e composição de figuras geométricas.
E, é este jogo aliado á história que
tanto gostamos de explorar, que surge a ideia do nosso “Ovogram” para postal de
Páscoa.
Alguns de nós exploraram a técnica do
giz com água aliado à fita-cola, para criar as formas geométricas.
Ou então, contornar, cortar, picotar e
colar formas geométricas ao nosso gosto.
Que decoramos também de acordo com os gostos individualizais de cada um de nós.
Que resultaram nestes belíssimos “Ovograns”
que levamos para casa a desejar uma Páscoa Feliz à família e que acompanhava o
saco das amêndoas e ovos de chocolate, já que em grande grupo, decidimos que o
postal seria a nossa “prendinha da páscoa” para a família.
E brincando com as formas geométricas,
esta atividade constituísse como um poderoso instrumento
de compreensão, de desenvolvimento e enriquecimento pessoal. Fica também aqui a história, para "lermos" em casa com os pais.
2 comentários:
Bom, mais uma vez fico radiante com os que vos vejo fazer a partir das minhas histórias!
Riquíssimo o trabalho de exploração, incorporando a tecnologia. Como as atividades podem ser globalizadoras e integradoras de tantas áreas de conteúdo... e é assim que eu gosto!
Mais uma partilha para o PRÉ Histórias, pode ser?
Feita por vós teria outro sabor ;-)
Beijinhos
Olá Juca. É um orgulho a partilha no PRÉHistórias. Obrigada.
Beijinhos Triquiteiros
Enviar um comentário