Os provérbios surgem como um universo fascinante, depositário dos costumes e da cultura de um povo, já que a sua origem é ancestral.
Têm todavia, uma componente sempre atual, porque transmitem verdades intemporais. São geralmente uma expressão da sabedoria popular, um "dito popular", um "conselho quotidiano", que transmitem verdades intemporais, por meio de frases que funcionam em determinados contextos, e são transmitidas de geração para geração.
São ainda muito importantes para conhecer as tradições e as crenças do meio social, onde se inserem.
Tendo como base, todas estas intenções pedagógicas, desafiamos os pais, a enviarem-nos provérbios sobre a alimentação, para explorarmos na sala de atividades com os filhos. Os resultados, superaram as expetativas, e recebemos autênticos testamentos.
É evidente, que não podíamos trabalhar os provérbios todos (alguns até se repetiam), pelo que decidimos em conselho de grupo, escolher dois por criança, (tentando não nos repetirmos) fazer as respetiva leitura, e registá-lo.
A estrutura do provérbio é normalmente constituída por uma frase ou estrofe de dois versos, que rima entre si, recorrendo a paralelismos ou a antíteses, o que por norma facilita a interpretação. Foi o que fizemos, trabalhando, não só o "conhecimento do mundo" social onde nos inserimos, como desenvolvemos a oralidade, e a comunicação foi incentivada.
Alguns dos resultados do processo desse trabalho, pode já ser visto aqui. Mais tarde, compilaremos tudo num livro que será enviado para cada família.
Aprender a aprender é o instrumento mais importante que as nossas crianças devem "adquirir" e apropriar-se. Por isso é tão importante que o despertar para os "ditos populares", seja tido em atenção no trabalho com crianças em idade pré-escolar. É que além de tudo o que já foi referido, este tipo de trabalho, desperta também para a literacia emergente da leitura e da escrita.
Como diz Brumer "A partilha de conhecimento é a forma mais consistente de conhecimento". Obrigada Pais, pela vossa partilha. Mais uma vez, a relação escola-família, a funcionar em pleno.
É evidente, que não podíamos trabalhar os provérbios todos (alguns até se repetiam), pelo que decidimos em conselho de grupo, escolher dois por criança, (tentando não nos repetirmos) fazer as respetiva leitura, e registá-lo.
A estrutura do provérbio é normalmente constituída por uma frase ou estrofe de dois versos, que rima entre si, recorrendo a paralelismos ou a antíteses, o que por norma facilita a interpretação. Foi o que fizemos, trabalhando, não só o "conhecimento do mundo" social onde nos inserimos, como desenvolvemos a oralidade, e a comunicação foi incentivada.
Alguns dos resultados do processo desse trabalho, pode já ser visto aqui. Mais tarde, compilaremos tudo num livro que será enviado para cada família.
Como diz Brumer "A partilha de conhecimento é a forma mais consistente de conhecimento". Obrigada Pais, pela vossa partilha. Mais uma vez, a relação escola-família, a funcionar em pleno.
1 comentários:
E como "é de pequenino que se torce o pepino" e "grão a grão enche a galinha o papo" os triquiteiros vão fazendo o seu caminho, de forma exemplar, amparados pela família, que apoia e suporta o trabalho desenvolvido. É assim mesmo ;-)
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