Hoje pela manhã, lembramos o dia que hoje se celebra (porque é muito importante), o dia mundial da alimentação, e para quem não saiba, fica aqui o porquê da celebração:
"O dia 16 de Outubro marca o dia da fundação da organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura, em 1945. A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em Novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura.
Objetivos do Dia Mundial da Alimentação - Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis; Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo; Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento; Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento; Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida"
Nesta conversa matinal, voltamos a falar dos alimentos que fazem bem à saúde, e um deles é o pão. Como o mau tempo, não nos tem permitido fazer as visitas à quinta da D. Rosinha, nem à padaria, o livro "Ciclo do Pão",
e esta canção, têm-nos feito companhia, na aprendizagem "do onde vem, e de como se faz o pão".
Assim, hoje decidimos meter as mãos à massa, e confeccionar o nosso próprio pão! O padeiro deixou-nos ficar a farinha, e o fermento.
Que metemos numa bacia...
Percebemos que precisávamos de um medidor da água...ficamos assim com a ideia do "litro", nas nossas cabecinhas, e acrescentamos a água necessária para a quantidade de farinha que tínhamos.
Amassamos tudo... Deixamos repousar um pouco.
Individualmente, "confecionamos" o nosso pão.
Foi tão bom fazer esta massa... Vimos. mexemos, sentimos, até metemos um bocadinho à boca!
Levamos o pão ao forno da nossa cozinha, com a ajuda da D. Rosa (cozinheira).
Passado pouco tempo, estava assim...pronto a saborear.
E foi o que fizemos...cada um de nós comeu um pãozinho (contamos os pães, eram 26-como nós)
Para alguns estava muito bom, para outros...estava um pouco duro!
Mas, que se comeu todo...comeu! Agora já sabemos a receita, e estamos prontos para ensinar lá em casa!
Mãos à massa papás...terão umas excelentes ajudas, e nos tempos que correm, é preciso começar a poupar como diz o João...Comecemos pelo PÃO!
1 comentários:
Tantas aprendizagens, fruto de experiências!
Assim pela ação é que se aprende, não é mesmo?
E a receita desse pãozinho triquiteiro, não a partilham connosco para podermos experimentar?.
Beijinhos dos fixes para todos vós!
Enviar um comentário