Há um dia da semana (rotina
semanal), em que temos a visita de um pintor famoso, ou a introdução de novas
técnicas de expressão plástica, "inspirados" na brochura das artes no
jardim de infância. –
aqui
http://area.dgidc.min-edu.pt/publicacoes_DGIDC/As_artes_no_Jardim_infancia.pdf
Esta semana, decidimos que a visita
especial, seria a de Vincent Van Gogh.
Conversamos sobre este pintor, que já
nos tinha feito companhia no ano passado. (Re)lembramos
a sua "fotografia", o local onde nasceu, por onde passeou, e que
pinturas fez, além do seu quadro mais famoso (Girassóis).
- Visualizamos algumas imagens, e entre elas, estas que escolhemos e que se chamam "Campos de trigo com flores e sol"
Olhamos para as imagens, e automaticamente, elas nos fizeram lembrar os campos de milho e trigo.. Cada criança, deu a sua opinião sobre o que via, e como se sentiam em relação a elas., como por exemplo: "Este pintor, usa cores diferentes do Miró"; "O Miró faz muitos pontos, círculos, linhas, e este está a pintar o campo, ou girassóis."Falamos ainda da forma como o pintor,teria pintado estes quadros-Como é que ele usava os pincéis, para pintar estes quadros? Que movimentos faria com as mãos? Mostrem com as vossas mãos, os movimentos que acham que o Van Gogh usava para pintar. Assim, técnicas e alguns conceitos artísticos, também foram aflorados na conversa, como formas, coresE passamos à atividade de "fazer arte", à pintura. Começamos por desenhar no papel branco, com um lápis as "formas" da pintura que tínhamos à nossa frente e que tínhamos escolhido.
Foi-nos explicado que iríamos fazer pinturas idênticas às de Van Gogh, (estas eram a nossa fonte de inspiração), mas que cada um faria como entendesse. (O que até é normal, pois dependendo da idade e do desenvolvimento intelectual da criança, é evidente, que possam surgir "obras de arte", apenas com algo tão elementar, como rabiscos e formas simples.O importante é criar...é imaginar...é "fazer arte"). Usamos também (além das tintas, com as cores que víamos nas pinturas), vários tipos de pincéis, para podermos fazer movimentos longos, curvos e até "redemoinhos", como por exemplo no "SOL", que se vê em duas das pinturas. E pintamos...pintamos!!!
O resultado é uma palete de obras de arte!!!
O "Van Gogh" da mais nova da sala |
O "Van Gogh" da Triquiteira que esteve doente, e que veio hoje para a escola. |
Para ajudar nesta atividade, ainda vimos este vídeo e ouvimos esta música "Fields of Gold" do Sting. A partir de agora, é uma das músicas escolhidas por nós para o nosso tempo de relaxamento. Como diz a Inês-É tão bonita...até faz chorar!!!
Como disse Pablo Picasso :"Em arte, procurar não significa nada: O que importa é encontrar." Parece que estamos a encontrar pequenos grandes artistas!
0 comentários:
Enviar um comentário