Triquicibernautas

04/10/2016

Nesta sala de atividades, enfatizamos uma visão de educação centrada na pedagogia da escuta que é aquela que cria um contexto de escuta, que é igual a aprender, desenvolver e criar. Escutar as crianças significa observar, interpretar e documentar as falas em relatórios, diários e projetos. Não fazemos do “ensinar” uma transmissão de saberes, mas sim, preocupamo-nos em escutar o que as crianças têm para dizer, e neste sentido “dizer”, não é o mesmo que “falar”. “Dizer”, é expressar-se, é comunicar através de inúmeras linguagens num ambiente educacional baseado na confiança para que se sintam motivadas para desenvolver as suas múltiplas capacidades de se exprimirem e escutarem através de todas as linguagens: expressivas, comunicativas e cognitivas.
Centramos assim o trabalho pedagógico em projetos, onde nós, as crianças somos autoras e produtoras dos trabalhos e projetos desenvolvidos, e participamos ativamente desde a seleção do tema a trabalhar à análise dos seus conteúdos, já que os projetos dão voz ao currículo “emergente” quando somos encorajados a tomar as nossas decisões e a fazer as nossas próprias escolhas -  Katz Lilian, (1999, cit . por Edwards, Gandinni, Forman, 1999), pois é um currículo flexível que se vai desenvolvendo, adaptando e modificando de acordo com os projetos. A professora ao escutar-nos, está a permitir e a encorajar o aprender, o criar, a elevar o “volume” das nossas vozes nas nossas criações, tendo como finalidade única a reconstrução da aprendizagem.
Quando no início do ano letivo, falávamos dos nossos sonhos, o Duarte referia que queria muito visitar um parque com pegadas e fósseis de Dinossauros. A partir daí esta ideia foi crescendo nas vozes de muitos de nós e a professora escutou-nos.
Passou a ser a ideia dos “quatro Afonsos”, da Maria Duarte, da Laura, do Eduardo e muitos outros. Então para começar, o Duarte sugeriu que tivéssemos um livro sobre Dinossauros e lá fomos à biblioteca da Professora Elsa, para requisitar um…Só que não havia.
Mas a nossa “euforia” em torno dos dinossauros é tanta, que os livros e alguns dinossauros começam a chegar de casa de alguns de nós.



Estivemos a estruturar os nossos conhecimentos, a fazer reflexões, a definir as etapas necessárias para realizar o trabalho, escolhemos imagens dos livros e fotocopiamos…copiamos as frases que dissemos.





O 2º professor entrou em ação!

O Mapeamento do projeto atravessa todo um processo de realização, que se organiza da seguinte forma:



Ainda demos nome ao projeto e decoramos com dinossauros que colorimos!




Hoje de tarde, hove “Tarde de Cinema” com o filme… 









...que a mãe do Diogo Faria nos trouxe e nós adoramos!






Bom Feriado...Quinta-feira, continuamos!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.