Nesta sala de
atividades, enfatizamos uma visão de educação centrada na pedagogia da escuta
que é aquela que cria um contexto de escuta, que é igual a aprender, desenvolver
e criar. Escutar as crianças significa observar, interpretar e documentar as
falas em relatórios, diários e projetos. Não fazemos do “ensinar” uma
transmissão de saberes, mas sim, preocupamo-nos em escutar o que as crianças
têm para dizer, e neste sentido “dizer”, não é o mesmo que “falar”. “Dizer”, é
expressar-se, é comunicar através de inúmeras linguagens num ambiente
educacional baseado na confiança para que se sintam motivadas para desenvolver
as suas múltiplas capacidades de se exprimirem e escutarem através de todas as
linguagens: expressivas, comunicativas e cognitivas.
Centramos assim o
trabalho pedagógico em projetos, onde nós, as crianças somos autoras e
produtoras dos trabalhos e projetos desenvolvidos, e participamos ativamente
desde a seleção do tema a trabalhar à análise dos seus conteúdos, já que os
projetos dão voz ao currículo “emergente” quando somos encorajados a tomar as
nossas decisões e a fazer as nossas próprias escolhas - Katz Lilian, (1999, cit .
por Edwards, Gandinni, Forman, 1999), pois é um currículo flexível que se vai
desenvolvendo, adaptando e modificando de acordo com os projetos. A professora
ao escutar-nos, está a permitir e a encorajar o aprender, o criar, a elevar o
“volume” das nossas vozes nas nossas criações, tendo como finalidade única a
reconstrução da aprendizagem.
Quando no início do ano
letivo, falávamos dos nossos sonhos, o Duarte referia que queria muito visitar
um parque com pegadas e fósseis de Dinossauros. A partir daí esta ideia foi
crescendo nas vozes de muitos de nós e a professora escutou-nos.
Passou a ser a ideia
dos “quatro Afonsos”, da Maria Duarte, da Laura, do Eduardo e muitos outros. Então para começar, o
Duarte sugeriu que tivéssemos um livro sobre Dinossauros e lá fomos à biblioteca
da Professora Elsa, para requisitar um…Só que não havia.
Mas a nossa “euforia”
em torno dos dinossauros é tanta, que os livros e alguns dinossauros começam a
chegar de casa de alguns de nós.
Estivemos a estruturar os nossos conhecimentos, a fazer reflexões, a definir as etapas necessárias para realizar o trabalho, escolhemos imagens dos livros e fotocopiamos…copiamos as frases que dissemos.
O 2º professor entrou
em ação!
Ainda demos nome ao
projeto e decoramos com dinossauros que colorimos!
0 comentários:
Enviar um comentário