Triquicibernautas

03/10/2016

À semelhança dos últimos anos, bebemos inspiração no modelo da escola moderna, (MEM), e introduzimos o "Mapa de Presenças e Faltas", (porque estamos todos mais crescidinhos) numa tabela de dupla entrada, com linhas onde constam primeiro os nomes dos "finalistas", depois os "médios", e por último as mais recentes aquisições da sala ( 3 anos)


A estes, corresponde ainda uma foto, para ser mais simples a identificação. A cada dia do mês, foi ainda feita a correspondência à cor da "Agenda Semanal” ou “Rotina semanal”. 

...que  é um instrumento "que ajuda a regular o que acontece na sala de atividades, e que conta a história da vida do grupo" (MEM, 1999:8). Assim, começamos a desenvolver as noções de tempo, interiorizando e gerindo os seus intervalos. A cada dia, foi associada uma cor e uma atividade “especial”, para melhor identificação do dia da semana. “As rotinas são, como os capítulos, o guião da vida diária de uma turma” (Escola Moderna, 2009b: 4).
A partir de hoje, todos deixamos a nossa presença (desde que não faltem), neste mapa. Aqueles de nós que já conseguem, colocam o P (Presente), e os que não conseguem. deixam a sua marca, como melhor entenderem. Se algum de nós faltar, o par responsável pelo Mapa de Presenças (responsabilidade semanal), coloca ao final do dia o F(Falta).


Os mais novos têm a ajuda dos Padrinhos/Madrinhas e para primeiro dia, até se saíram muito bem!
Estamos a ser cada vez mais autónomos, mais ativos, competentes, e construtores da regulação social, interpessoal e intrapessoal do grupo.

Também já AQUI referimos que começamos a usar outro instrumento de pilotagem, Padrinhos/Madrinhas - Afilhados/Afilhadas, até porque precisávamos dele para o Quadro de Tarefas e Responsáveis, pois a pares iremos semanalmente realizar as tarefas de acordo com as responsabilidades acordadas.
E foi esse quadro de “Tarefas e Responsáveis” que estivemos a elaborar…Escolhemos as tarefas que consideramos serem mais importantes na nossa vida diária de sala…. Fotografamos e a Inês esteve a imprimir as fotos que iriamos colocar no mapa!



Hoje estivemos a pares (padrinhos/madrinhas – afilhados/afilhadas) a escolher a nossa responsabilidade semanal. Para alguns de nós é a primeira vez, mas para primeiro dia, até já correu muito bem.



 Que ficou assim!

O Quadro "Polivalente", já existe nesta sala há muitos anos e nós utilizamo-lo como "Calendário" que é um instrumento que nos ajuda a construir relações temporais e espaciais. Neste instrumento estão identificados os dias da semana, os meses e o ano. Esta tarefa permite que as crianças relacionem o dia do mês, com o dia da semana e com o ano, adquirindo a consciência de que há elementos que mudam todos os dias enquanto outros se mantêm mais tempo.
E, é o par responsável semanal pelo calendário que o atualiza diariamente, com informações e acontecimentos pertinentes para o grupo


E como nos mostra Formosinho, (1998, p.148) estes mapas “funcionam sistematicamente como plataformas de balanço e de estudo para o desenvolvimento lógico-matemático, linguístico e social dos grupos de atores dos factos registados”, ou seja, das crianças.



0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.