À semelhança dos
últimos anos, bebemos inspiração no modelo da escola moderna, (MEM), e introduzimos
o "Mapa de Presenças e Faltas", (porque estamos todos mais crescidinhos) numa
tabela de dupla entrada, com linhas onde constam primeiro os nomes dos
"finalistas", depois os "médios", e por último as mais
recentes aquisições da sala ( 3 anos)
A estes, corresponde
ainda uma foto, para ser mais simples a identificação. A cada dia do mês, foi
ainda feita a correspondência à cor da "Agenda Semanal” ou “Rotina
semanal”.
...que é um instrumento "que ajuda a regular o
que acontece na sala de atividades, e que conta a história da vida do
grupo" (MEM, 1999:8). Assim, começamos a desenvolver as noções de tempo,
interiorizando e gerindo os seus intervalos. A cada dia, foi associada uma cor
e uma atividade “especial”, para melhor identificação do dia da semana. “As
rotinas são, como os capítulos, o guião da vida diária de uma turma” (Escola
Moderna, 2009b: 4).
A partir de hoje, todos
deixamos a nossa presença (desde que não faltem), neste mapa. Aqueles de nós
que já conseguem, colocam o P (Presente),
e os que não conseguem. deixam a sua marca, como melhor entenderem. Se algum de
nós faltar, o par responsável pelo Mapa de Presenças (responsabilidade
semanal), coloca ao final do dia o F(Falta).
Os mais novos têm a
ajuda dos Padrinhos/Madrinhas e para primeiro dia, até se saíram muito bem!
Estamos a ser cada vez
mais autónomos, mais ativos, competentes, e construtores da regulação social,
interpessoal e intrapessoal do grupo.
Também já AQUI referimos
que começamos a usar outro instrumento de pilotagem, Padrinhos/Madrinhas -
Afilhados/Afilhadas, até porque precisávamos dele para o Quadro de Tarefas e
Responsáveis, pois a pares iremos semanalmente realizar as tarefas de acordo
com as responsabilidades acordadas.
E foi esse quadro de
“Tarefas e Responsáveis” que estivemos a elaborar…Escolhemos as tarefas que
consideramos serem mais importantes na nossa vida diária de sala…. Fotografamos e a Inês esteve a imprimir as fotos que iriamos colocar no mapa!
Hoje estivemos a pares (padrinhos/madrinhas – afilhados/afilhadas) a
escolher a nossa responsabilidade semanal. Para alguns de nós é a primeira vez,
mas para primeiro dia, até já correu muito bem.
O
Quadro "Polivalente", já existe nesta sala
há muitos anos e nós utilizamo-lo como "Calendário" que é um
instrumento que nos ajuda a construir relações temporais e espaciais. Neste
instrumento estão identificados os dias da semana, os meses e o ano. Esta tarefa permite que as crianças
relacionem o dia do mês, com o dia da semana e com o ano, adquirindo a
consciência de que há elementos que mudam todos os dias enquanto outros se
mantêm mais tempo.
E, é o par responsável semanal pelo calendário que o atualiza diariamente, com informações e acontecimentos pertinentes para o grupo
E como nos mostra Formosinho,
(1998, p.148) estes mapas “funcionam sistematicamente como plataformas de
balanço e de estudo para o desenvolvimento lógico-matemático, linguístico e
social dos grupos de atores dos factos registados”, ou seja, das crianças.
0 comentários:
Enviar um comentário