Somos um grupo bastante grande, 25. Mas afinal
quantos somos do sexo feminino e do sexo masculino? Quantos temos 6 anos,5 anos,
4 anos e 3anos?
Analisamos estes conceitos, fizemos
levantamentos de dados e passamos a registar, ou seja, organizar os dados que tínhamos.
Para isso, cada um de nós fez o respetivo “fotosenho”,
para colocarmos num gráfico e assim fazermos o tratamento de dados.
Segundo as OCEPE
“A estatística, enquanto análise
quantitativa de dados, é uma área muito importante da Matemática que
proporciona múltiplas ocasiões de desenvolvimento numérico. A estatística, que
tem como objeto a variabilidade num conjunto de dados e a apresentação dessa informação
organizada, através de tabelas ou gráficos, faz parte da vida quotidiana de
crianças e adultos. A resolução de problemas estatísticos depende da
compreensão e quantificação dessa variabilidade, estando a interpretação desses
dados ligada ao contexto em que são recolhidos…Na vida do jardim de infância,
surgem muitas oportunidades de recolher, organizar e interpretar dados
quantitativos a partir de situações do quotidiano e da realização de experiências
e projetos. Cabe ao/à educador/a apoiar a formulação das questões a responder,
a recolha de dados e a sua organização (conjuntos, tabelas, gráficos, diagramas
de Venn, etc.).”
Foi o que estivemos a fazer com o gráfico “QUANTOS SOMOS”.
Que ficou assim!
A história “Caracóis de ouro e os 3 ursos”, ajudou-nos
também a consolidarmos melhor os conceitos que associamos aos 6/5 anos
(grande), 4 anos (médio) 3 anos (pequeno).
0 comentários:
Enviar um comentário