Triquicibernautas

02/10/2016

Somos um grupo bastante grande, 25. Mas afinal quantos somos do sexo feminino e do sexo masculino? Quantos temos 6 anos,5 anos, 4 anos e 3anos?
Analisamos estes conceitos, fizemos levantamentos de dados e passamos a registar, ou seja, organizar os dados que tínhamos.
Para isso, cada um de nós fez o respetivo “fotosenho”, para colocarmos num gráfico e assim fazermos o tratamento de dados.




Segundo as OCEPE “A estatística, enquanto análise quantitativa de dados, é uma área muito importante da Matemática que proporciona múltiplas ocasiões de desenvolvimento numérico. A estatísti­ca, que tem como objeto a variabilidade num conjunto de dados e a apresentação dessa in­formação organizada, através de tabelas ou gráficos, faz parte da vida quotidiana de crianças e adultos. A resolução de problemas estatísticos depende da compreensão e quantificação dessa variabilidade, estando a interpretação desses dados ligada ao contexto em que são recolhidos…Na vida do jardim de infância, surgem muitas oportunidades de recolher, organizar e in­terpretar dados quantitativos a partir de situações do quotidiano e da realização de expe­riências e projetos. Cabe ao/à educador/a apoiar a formulação das questões a responder, a recolha de dados e a sua organização (conjuntos, tabelas, gráficos, diagramas de Venn, etc.).”
Foi o que estivemos a fazer com o gráfico “QUANTOS SOMOS”.





 Que ficou assim!


A história “Caracóis de ouro e os 3 ursos”, ajudou-nos também a consolidarmos melhor os conceitos que associamos aos 6/5 anos (grande), 4 anos (médio) 3 anos (pequeno).


0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.