Triquicibernautas

31/10/2015

Dizíamos um destes dias por aqui, que não costumamos festejar o dia de Halloween, porque não faz parte do nosso património cultural, mas podemos falar deste dia para conhecermos outros locais, outras tradições e compararmos com o que nós fazemos.
Há nesta sala, 4 amigos que frequentam aulas de inglês  pelo que, desde o início da semana, nos falavam do Halloween, e de como se iriam fantasiar nesse dia para brincarem ao "doçuras e travessuras". Falamos várias vezes, em conversas de pequeno e grande grupo desta festa. 
E como somos nós que  "mandamos" essencialmente na planificação do dia a dia, de acordo com os nossos interesses e necessidades,  que emergem na maioria das vezes de situações vivenciadas, que decidimos abordar esta festividade. Estava no nosso diário de grupo, e foi isso que aconteceu! Não tivemos uma sala assustadora, não tivemos aranhas, vampiros, morcegos, abóboras,  mas tivemos sim, uma manhã em Inglês. E porquê? Porque a tradição do Halloween é de países de língua inglesa, como a Inglaterra e os Estados Unidos, e desta forma ficamos a conhecer outros locais e outras tradições, e comparamos com o que nós fazemos.
À semelhança do ano passado, convidamos a mãe do Gabriel que é professora de Inglês, para nos vir falar dessa tradição tão Inglesa, e que nós cada vez mais gostamos, fruto da insistência dos meios de comunicação.
Então a Professora Sílvia e a Professora Mary (que é mesmo inglesa), e vai ser nossa professora de inglês a partir de novembro, trouxeram-nos este vídeo, que nos ajudou no vocabulário e a contextualizar o Halloween, e até interagimos bastante.




Depois vimos este vídeo, que mostra como uma família tipicamente inglesa celebra o Halloween.



E por fim fizemos alguns jogos tradicionais de Halloween, que aparecem no vídeo. O primeiro foi:
Bob for Apples
Enchemos um recipiente com água, colocamos maçãs e tivemos de de apanhar as maçãs usando apenas a boca. (como no vídeo)


O segundo jogo chama-se:
Pass the Orange Halloween Party Game
Fizemos 3 filas com o mesmo número de crianças. Cada um de nós no início pegou numa laranja debaixo do queixo. Passamos a laranja sem usar as mãos e sem cair, ao amigo que estava a trás de nós.


O terceiro jogo chama-se:
Halloween Freeze Dance - Colocámos uma música e dançamos. Quando a música parava nós congelávamos. 



O quarto e último jogo chama-se:
Make A Mummy Party Game
A turma foi dividida em 4 grupos. O 1º de cada grupo é a Múmia. Cada grupo tinha um rolo de papel higiénico. Quando dissemos "GO" cada grupo envolveu a múmia.




E assim foi uma manhã memorável. Mas a nossa professora também nos disse que, afinal a brincadeira de "doces e travessuras" é de origem europeia, de há muito, muito tempo atrás (século IX), chamada de "souling"(almejar), e que consistia em pedir de porta em porta, não as doçuras e travessuras, mas sim "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de quadrados de pão com groselha e noutros sítios de Portugal a tradição é  o "Pão por Deus" uma tradição bem portuguesa, como podem ver  Aqui  e que em alguns sítios de Portugal ainda se faz isso. Podem até ler este artigo, que ajuda a desmistificar um pouco esta tradição de Halloween- O Halloween é Europeu?
Ainda houve tempo para brincadeiras no exterior…



 Desta forma, este dia comemorativo (de outros países) foi aqui lembrado, porque mostramos interesse nisso. (A)preendemos novos conhecimentos, e foi um dia doce. O Gabriel distribui no final do dia, as guloseimas que a sua mãe tinha trazido na abóbora e o Afonso fez o mesmo com os saquinhos decorados a preceito pela sua mãe. Às duas mães fica aqui o nosso muito obrigada.


FELIZ DIA DAS BRUXAS!

1 comentários:

Unknown disse...

Happy Halloween. Great pics. Keep in touch

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.