"As crianças aprendem e se desenvolvem
melhor quando são parte de uma comunidade de aprendizes - uma comunidade em que
todos os participantes contribuem para o bem-estar e a aprendizagem" (Carol
Copple e Sue Bredekamp)
Esta citação leva-nos à seguinte
questão: Como pode o espaço, ser encarado como 3º educador? Como podem as
paredes da sala falarem e refletirem o valor da vida das crianças e do seu
processo de aprendizagem?
Temos andado por estes dias às voltas
com a nossa identidade. Ao trabalharmos a nossa identidade, celebramos a nossa
singularidade individual através do autorretrato e de uma fotografia, e a
colocação deles em conjunto apresenta uma representação visual de uma comunidade
de aprendizes. Esta é uma boa maneira de reconhecer os pontos fortes, os
sucessos e realizações da comunidade e de cada criança.
O mesmo acontece com o retrato da nossa família,
(o nosso mundo) porque nos centramos na nossa identidade familiar e
incorporamos a presença das famílias no ambiente da sala de atividades.
A autoestima é mais desenvolvida, centrando-se
sobre a nossa identidade e vai ao mesmo tempo "honrar" a nossa vida familiar.
E foi assim que penduramos uns ramos
maravilhosos numa das paredes da sala com os retratos de cada família, juntamente com a foto que foi
enviada de casa pela família.
A nossa professora acha que é muito reconfortante
e acolhedor para nós, ver as nossas famílias exibidas na sala. Isto é uma forte
declaração de apoio mútuo e compromisso connosco,
Este é o "cantinho da família"…Um lugar
seguro!
0 comentários:
Enviar um comentário