A história "Quando a mãe era pequena", voltou a entrar na nossa sala. Já tínhamos referido Aqui, que ficamos muito entusiasmados com as tecnologias antigas, com os jogos de infância dos nossos pais e que achávamos que algo de novo estava para surgir daqui. E está mesmo. O Projeto chama-se "No tempo dos nossos pais e avós", e será vivenciado em toda a sua plenitude, com a ajuda das famílias. Já foram para casa alguns questionários para podermos trabalhar este projeto em parceria. Mas também teremos outros parceiros, como é o caso da biblioteca do nosso agrupamento e da biblioteca da Fundação Jorge Antunes.
Nas nossas conversas ao redor da mesa grande, temos conversado muito sobre o tempo de infância dos nossos pais, da nossa professora e da Cristina. Já falamos dos jogos de infância, do natal e até dos avós que estiveram na guerra, mas que tiveram sorte e regressaram (Gabriel)...Tem sido fantástico falarmos disto.
Na história "Quando a mãe era pequena", diz que a mãe gostava de brincar na rua (aliás brincava-se muito na rua), de andar de bicicleta, de jogar à bola e à macaca. A Beatriz esteve a falar com a mãe, e disse-nos que a mãe dela também gostava de jogar à macaca, ao caracol e à cabra cega.
Hoje, na nossa hora de expressão físico-motora, estivemos a jogar esses jogos...Querem ver? Primeiro fizemos os jogos do caracol e da macaca.
O Jogo da "Cabra Cega" foi outro que jogamos, e gostamos muito de o fazer.
Para terminar jogamos ao "Mãezinha dá-me passos", que era um jogo que a nossa professora gostava muito de jogar na sua infância.
Giro, não é?
Mais tarde, alguns de nós estivemos a registar graficamente os jogos que as nossas mães gostavam quando eram crianças.
Amanhã continuamos!
0 comentários:
Enviar um comentário