Triquicibernautas

22/10/2015

Logo pela manhã, ao redor da mesa grande, a Isabel e o Guilherme lembraram que o dia hoje era de experiências especiais. 
E foi isso que estivemos a fazer durante a manhã, em pequenos grupos no laboratório de ciências que se encontra no nosso T2.
Para esta experiência usamos o seguinte protocolo:
-Leite
-Um prato fundo
-Corantes alimentares  (usamos o vermelho, amarelo e verde)
-Detergente da cozinha
-Cotonetes

Deitamos o leite no prato fundo e acrescentamos os corantes.
 Metemos cotonetes no detergente da cozinha...


De seguida pingamos o detergente nas cores, e observamos divertidos que novas cores se formavam.
E eis a explosão de cores!

Quando colocamos os corantes na superfície do leite, eles não se misturam. Vimos que cada corante formou uma mancha separada da outra.
No momento que colocamos o cotonete com um pouquinho de detergente dentro das manchas, elas explodiam, formando padrões de cores incríveis, que se assemelhavam às cores de outono. Para nós esta explicação é suficiente.
Mas (para quem quiser saber mais) o que aqui vimos foi um exemplo de como a tensão superficial age num líquido e como ela pode ser rompida pelo detergente.
A tensão superficial acontece porque as moléculas de leite na superfície sofrem uma grande atração entre elas. No interior do líquido, todas as moléculas do leite sofrem essas mesmas forças de atração, mas em todas as direções. As moléculas de leite na superfície sofrem a atração apenas das moléculas na horizontal e das outras que estão abaixo. Como o número de moléculas que se atraem é menor, existe uma "compensação": uma força maior de atração acontece na superfície, formando quase uma "pele" acima do leite. É a chamada tensão superficial. O detergente consegue romper a tensão superficial e as cores explodem!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.