Triquicibernautas

07/06/2020

Neste dia do ambiente, escolhemos elementos naturais que temos na nossa área do “conhecimento do mundo”, recolhemos outros no exterior e juntamos o barro.


A provocação realizada pela nossa professora estava pensada e cuidadosamente organizada, tendo em conta os nossos interesses e que satisfaça as necessidades de descoberta e de desafio, de forma a criar modos de pensar e a potenciar interações intensas.
Trabalhar o barro…Perceber o bloco com seu volume, o tridimensional, a massa que permite deslizar, as marcas nela produzidas.
Criança com corpo e pensamento em ação. Modelar com as mãos pelo prazer de sentir a matéria e suas texturas, modelar com a intenção de descobrir suas infinitas possibilidades, aliado a outros elementos.





















Como diz Rinaldi (2006) habita-se mundos sensoriais, que se sente e se escuta, quando se fala, se cheira, quando se toca.

Agora a voz da nossa professora: O processo de modelagem propicia à criança maior aplicação das suas potencialidades, respeitando cada fase de seu crescimento psicomotor.
O barro é um elemento natural com muitas possibilidades e oferece atração irresistível, alimenta a fantasia e incentiva o espírito criador. A Manipulação do barro é um meio eficaz no processo de liberdade de cada criança; além de propiciar lazer, ainda liberta os movimentos, desenvolvendo a percepção, importante fator na formação da personalidade.

Continuo a aprender todos os dias sobre como observar, a estar presente sem me impor, a alimentar a curiosidade, e a maravilhar-me com eles.  

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.