Triquicibernautas

08/06/2020

Ontem a nossa professora, fez um pequeno texto sobre "A Cor da pele não define ninguém" e colocou no facebook dela (tudo por causa dos últimos acontecimentos em relação ao racismo).  Dizia assim:
"A cor da pele não define ninguém...
No meio da rua onde se brinca, na escola que se frequenta, nas praias onde todos vamos, uns são gordos, outros magros, pretos, castanhos, mestiços, brancos, grandes e pequenos, olhos rasgados, narizes bicudos, orelhas de "burro", orelhas pequenas, etc.
Repito e vou repetir mais vezes, que as pessoas não são definidas pela cor da pele (ou pelo metabolismo, pelo sexo ou até pelo apetite), ou pela origem dos pais. Só que felizmente ou infelizmente têm o futuro determinado pelas armas que lhe são dadas na vida...a começar pelas familias e continuando na segregação feita pelas escolas e por aí fora...eu vou fazendo o meu papel. Já viram quantas "cores de pele há"? O estranho é que a maioria das crianças pensa que apenas há uma e quando alguma criança pinta uma cara de vermelho, há ainda adultos a insistir..." não sabes que tens de pintar com cor de pele?". E dizem que a pandemia nos ia fazer melhores seres humanos!!!"
Mais tarde recebe o comentário da mãe do G, que dizia o seguinte: 
"Ontem falei sobre este assunto por causa de um bocadinho que ele viu de um filme que estava dar na televisão. Ele não entendia o porquê dos policias estarem a baterem nas pessoas!!! Disse-lhe que apenas lhes batiam por serem de outro tom de pele e ele começou a chorar porque para ele a pele dele é escura, e a polícia ia bater-lhe!! No colo disse-lhe as pessoas são todas iguais e ele sabe que sim, e que aquilo já foi há muito tempo ( menti-lhe!!) mas não entende como é que os adultos não percebem isso!! Se uma criança de 6 anos sabe que somos todos iguais, os adultos também não deveriam saber?"


Este foi o mote para a nossa conversa matinal. O G esteve a explicar aos amigos o filme que viu e porque é que ficou triste. Lembramos os nossos lápis " Cor de pele" e a nossa professora falou-nos da história "Meninos de todas as Cores".


Visualizamos esta:


Depois de conversarmos sobre a história, desenhamos meninos com vários tons de pele.






Mas ainda fizemos um exercício de cidadania...A nossa professora inspirou-se numa reportagem que viu há uns anos na televisão e fez-nos uma entrevista. Só fizeram aqueles que quiseram falar...falta a da M, porque ficou estragada.





A M, também foi entrevistada e referiu que gostava mais da boneca branca e que não conhecia nenhuma menina de cor negra. No entanto, brincaria com crianças de cor escura, porque como dizia na história, a cor da pele não importa.
Estas entrevistas colocaram uma questão à nossa professora e levou-a a refletir...Estas entrevistas, estas respostas, não refletem uma má educação destas crianças, porque afinal, perceberam e responderam que são todos iguais, que têm os mesmos direitos. Porém, mesmo que em casa e na escola, os ensinemos da melhor forma, eles seguem o que vêem nas lojas, na televisão, nas histórias,  onde as princesas e os super heróis são todas de pele clara e as pessoas de pele mais escura, são essencialmente "maus", pobres e empregados da construção civil ou de limpeza. Como diz o H "O mundo é assim". Mas, o mundo pode ser mudado e é de pequenino que se torce o pepino...Amanhã iremos falar mais da cor da pele e do racismo!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.