Triquicibernautas

25/04/2019

Ontem foi um dia demasiado longo para a nossa professora, pelo que, só hoje vos mostramos como foi o nosso dia de ontem. Como não podia deixar de ser, como não podíamos deixar passar em branco, estivemos a perceber porque é que hoje é feriado. 
A nossa professora contou-nos, que há muitos anos, no nosso país,  vivia um povo infeliz, pois alguém lhes roubara o mais belo tesouro do mundo: A LIBERDADE.


"Os meninos do País das Pessoas Tristes não podiam ouvir músicas, nem ver filmes, nem ler livros e as revistas de que gostavam, mas só as músicas, os filmes e os livros que não eram proibidos. Nem sequer podiam beber Coca Cola, porque também era proibida. As raparigas e os rapazes não podiam conversar nem conviver uns com os outros e tinham de andar em escolas separadas...
...Contavam-lhes que o povo daquele país tiveram um dia um imenso e belo tesouro e que alguém lho roubara. E que era um tesouro tão grande e valioso que, sem ele não podiam ser felizes.
- Um tesouro? - perguntavam os visitantes muito surpreendidos. 
- Sim, um tesouro… a Liberdade.
(...)
Até que um dia chegou em que, no País das Pessoas Tristes, as pessoas decidiram reconquistar o seu tesouro."
Era o 25 de Abril e, esse dia passou para sempre a ser chamado: “DIA DA LIBERDADE”, o dia em que aquele povo recuperou o seu Tesouro. Esse País chamava-se Portugal.


A história de Manuel Pina e o vídeo “ 25 de abril -  infominuto”  foram o mote para a conversa tão especial sobre o fascismo e sobre a liberdade.


Mais tarde, pintamos ABRIL.




A mensagem estava passada...



 E, não acabamos o dia, sem lembrar a “Gaivota”.


Agora, cabe-nos a nós guardar bem este TESOURO para que mais ninguém o volte a roubar.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.