Efetivamente, uma das intenções
pedagógicas da nossa professora, é de promover a nossa participação ativa no
planeamento de atividades, na organização do espaço-sala, na construção de
ideias para a elaboração de atividades, na avaliação das propostas realizadas e
noutras.
De acordo com Freire (2011), a promoção de
espaços e momentos que visam a participação das crianças torna-se importante no
sentido em que permite “a inserção social das crianças e o acesso aos seus
direitos de cidadania e de participação ativa”, referindo a escola, entre
outros como a família e a comunidade, como um dos espaços privilegiados para o
fomento das “competências de participação das crianças.” (p. 19).
Com
efeito, esta participação não diz respeito apenas ao facto da criança
participar nas atividades propostas pelo educador, mas sim ao seu contributo
para a construção dessas mesmas propostas.
E as tarefas e responsabilidades diárias,
inserem-se neste contexto. Estas tarefas e responsabilidades diárias e
semanais, são feitas a pares, através de uma “pedagogia da participação” no que
diz respeito ao estímulo da criança e envolvimento da mesma “no continuum
experiencial” e a construção da aprendizagem através da experiência interativa
e contínua.
Deixamos algumas fotos que ilustram o que
acabamos de referir.
E assim vamos crescendo!
0 comentários:
Enviar um comentário