Triquicibernautas

29/04/2019


Efetivamente, uma das intenções pedagógicas da nossa professora, é de promover a nossa participação ativa no planeamento de atividades, na organização do espaço-sala, na construção de ideias para a elaboração de atividades, na avaliação das propostas realizadas e noutras.
De acordo com Freire (2011), a promoção de espaços e momentos que visam a participação das crianças torna-se importante no sentido em que permite “a inserção social das crianças e o acesso aos seus direitos de cidadania e de participação ativa”, referindo a escola, entre outros como a família e a comunidade, como um dos espaços privilegiados para o fomento das “competências de participação das crianças.” (p. 19).
Com efeito, esta participação não diz respeito apenas ao facto da criança participar nas atividades propostas pelo educador, mas sim ao seu contributo para a construção dessas mesmas propostas.
E as tarefas e responsabilidades diárias, inserem-se neste contexto. Estas tarefas e responsabilidades diárias e semanais, são feitas a pares, através de uma “pedagogia da participação” no que diz respeito ao estímulo da criança e envolvimento da mesma “no continuum experiencial” e a construção da aprendizagem através da experiência interativa e contínua.
Deixamos algumas fotos que ilustram o que acabamos de referir.







E assim vamos crescendo!




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