Triquicibernautas

23/04/2019

Em dia de regresso à escola, depois de duas semanas de interrupção letiva, estivemos a falar do dia deles...Dos livros, claro.
A proposta foi a de trazermos de casa, um dos livros que mais gostamos. Não porque nós não tenhamos livros na nossa sala (até temos imensos). Mas, porque desta forma, conversamos em grupo e individualmente sobre o porquê destas escolhas, lemos em pequenos grupos os nossos livros e ainda  os partilhamos. 









Houve livros para todos os gostos... Desde livros sobre fadas e duendes, passando por livros sobre invenções e até sobre a proteção civil. Foi uma bela "FESTA DO LIVRO".


Mas como já  referimos em cima, a nossa professora desafiou-nos a falar sobre o livro que trouxemos e sobre o que sentíamos quando líamos ou ouvíamos histórias... e o resultado é mesmo surpreendente.


Martim – A história “A Volta de Mogli” diz que o Mogli foi morar na aldeia dos homens e os animais ficaram tristes.
Quando leio ou ouço histórias, sinto a natureza, o amor e a amizade. Fico feliz.

Tiago A. – A história que trouxe é em Português. “A Toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça” – A Toupeira vive debaixo da terra e pôs a cabeça de fora e sentiu um “chouriço” na sua cabeça…Foi descobrir que tinha sido o cão que fez aquilo.
Sinto-me feliz por ouvir histórias e ver livros.

Inês – O “Coelhinho Escondido”, é o meu livro preferido porque gosto de coelhos. O livro fala sobre os animais da quinta.
Gosto muito de livros.

Nono – Eu trouxe a “Lenda da Fada dos Dentes”, que conta a história das fadas e dos dentes. O Pedro e o Filipe perderam os primeiros dentes e a fada dos dentes foi a casa deles e disse: Vamos para uma aventura … E foram ao reino das fadas.
Ao ler os livros, sinto amor e alegria. Gosto muito de histórias.

Diogo Faria – Escolhi o livro “ Uma carta especial”, porque adoro muito, porque é o que mais quero. Fala sobre a carta especial ao pai natal… Eu amo histórias. As letras estão na minha cabeça e o meu coração começa a bater e faz “tum, tum, tum", porque estou apaixonado pelas histórias.

M. Inês – O Livro “Frozen – Grandes Amigos” fala da amizade e da Magia da Elsa.
Eu gosto de ouvir histórias e adoro quando a professora conta na sala. Fico contente.

Gabriel R. – Adoro este livro “O Lobo que sonhava com o Oceano” – Fala de Piratas, do tesouro e do mapa do tesouro. O Lobo queria encontrar o tesouro e encontrou, mas depois não quis, porque já tinha o mar.
Fico feliz quando ouço histórias.

João Martim – “O Coelho e o urso” é uma história que fala sobre a neve, a fome e a amizade.
Eu gosto muito dela, porque a história toda é bonita e gosto do mapa da história.
Quando leio livros sinto a amizade e o amor que as histórias trazem. Fico feliz.

Mariana – Gosto muito da história “O Príncipe Sapo”. Foi o Pai Natal que ma deu. É sobre uma fada má que transforma o Príncipe em Sapo.
Gosto dos livros porque assim vejo as imagens que estão lá dentro. Tenho muitos livros em casa.

Diogo Teixeira – O Livro “Cucu Cãozinho” é bonito, porque conta a história da cadela que teve cachorros. Também tenho livros de outros animais e gosto de ler histórias.

Alexandre – Gosto muito da história “Os três porquinhos”, porque fala do lobo mau e de como os porquinhos construíram casas.
Adoro livros. Todos os dias trago um livro para a escola e sou feliz porque sinto que os livros são para ler.

Maria Luísa – Trouxe o livro “Bando no Bosque” que fala de muitos animais. Cada animal tem uma história que é interessante. É um livro giro e interessante. Sinto-me feliz com as histórias e não triste.

Gabriel Oliveira - Trouxe o livro da “Proteção Civil”, porque quero aprender tudo sobre os incêndios florestais, inundações, deslocações de grutas, calor, frio/gelo, fogos nas casas e acidentes.
Os livros são muito importantes. Gosto que o meu pai me leia. Fico muito contente com as histórias.

Francisco – O livro “Dicionário por imagens das invenções” parece do Leonardo Da Vinci, porque ele foi um grande inventor, escultor, médico e pintor. Com este livro aprendi sobre tudo o que é importante.
Precisamos muito de ler. Eu gosto dos livros.

Carminho – Gosto muito da história “A Casinha de Chocolate”. Os meninos encontraram uma casa cheia de guloseimas e uma bruxa.
Gosto de histórias e há histórias grandes, pequenas e bonitas.

M. Luís – A mãe e o pai deram-me a história “Os Duendes Sapateiros”. Gosto muito desta história, porque os Duendes ajudavam a fazer sapatos.

David – Eu quis trazer o livro “Cuscas no Castelo de Guimarães”. O livro é do meu irmão Duarte, mas ele emprestou e o pai e a mãe, contaram a história. Gosto muito de livros. O Pai e a mãe dão-me livros.

Mas não ficamos por aqui...Neste dia Mundial do Livro, a nossa professora leu-nos  "O Lápis Mágico de Malala", um livro que nos conta a história da menina que decidiu contagiar o mundo sobre a importância de educar e de aprender.  


Amanhã continuaremos a saber mais sobre a vida de Malala e a sua luta pela liberdade e direitos do ser humano...É que o 25 de Abril está à porta!
Boas Leituras!

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.