Triquicibernautas

15/10/2017

Já aqui falamos, que andamos às voltas com a nossa identidade e que falar da identidade na educação de infância é fundamental. Algumas atividades como: reconhecer-se como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos, identificar o nome, saber a idade, o sexo, saber quais os familiares mais próximos, deverão ser feitas.
Depois de termos elaborados o nosso autorretrato, andamos agora com a construção da nossa família.

Pedimos aos nossos pais que nos enviassem uma fotografia da família e uma frase sobre os “Desejos/Sonhos” de cada uma, para fazermos várias atividades.
Depois de analisarmos cada fotografia, lemos cada uma das mensagens enviadas pelas famílias.






Para isso, decidimos pintar o cenário com a técnica do pintor Jackson Pollock. Então, demos a conhecer aos nossos amigos mais novos este pintor.


Soubemos que Pollock era um pintor americano, que desenvolveu uma técnica de pintura o “dripping” (gotejamento), na qual respingava a tinta sobre suas imensas telas; os pingos escorriam formando traços harmoniosos e pareciam entrelaçar-se na superfície da tela. Pintava com a tela colocada no chão para sentir-se dentro do quadro. Pollock parte do zero, ou seja, do pingo de tinta que deixa cair na tela e elabora uma obra de arte. Foi o que decidimos fazer...uma obra de arte.


Assim como Pollock, pintamos o cenário colocado no chão… Partimos do zero, do pingo de tinta que deixamos cair no papel de cenário, e que rapidamente foi ocupado por respingos, manchas, arabescos e espirais emaranhados.
A marca desta atividade foi a liberdade de improvisação, o abstrato, o gesto espontâneo e a expressão de uma personalidade individual. Íamos de um lugar para o outro, experimentando cada um dos espaços. Parece que dançávamos junto com o gotejamento da tinta! 
Por fim, metemos o cenário no placar e colocamos as fotos e as mensagens.



Como dizia Pollock: A pintura tem vida própria…só precisamos deixar que ela se manifeste!
Obrigada pais, por colaborarem connosco.

0 comentários:

Enviar um comentário

QR code

QR code
 
Copyright (c) 2010 Triquiteiros de S.João. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.